Seg, Abr

8 de maio: Um ano da nomeação de Dom Luiz

Clero

domluiz01Hoje, 8 de maio, comemoramos o primeiro aniversário da nomeação de Dom Luiz Antônio Cipolini como Bispo de Marília.

A missa de ordenação episcopal de Dom Luiz foi celebrada em São João da Boa Vista, no dia 7 de julho. Após a sua ordenação, nossa Diocese aguardou ansiosa o dia 4 de agosto, data em que foi celebrada a missa de sua posse em Marília.

Relembramos o artigo publicado no site da CNBB por ocasião da nomeação de Dom Luiz Antônio:

CNBB saúda novo Bispo de Marília

Saudação ao novo bispo de Marília

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acolhe, com alegria, a nomeação de Monsenhor Luiz Antônio Cipolini, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista (SP), como novo bispo de Marília (SP). O comunicado desta nomeação feita pelo Papa Francisco nos chegou na manhã desta quarta-feira, 8 de maio.

Monsenhor Luiz Antônio é paulista de Caconde e foi ordenado padre em 1986. Desde aquela época atuou como vigário, pároco e reitor do Seminário. Desse modo, fez um caminho substancioso na pastoral direta com o povo e com a formação do clero. Essa longa experiência nesses campos são alicerces fortes para realizar sua missão como bispo. Em sua sólida formação consta o título de Mestre em Teologia Moral no Instituto Superior de Teologia Moral, em Roma, a Accademia Alfonsiana, ligada à Pontifícia Universidade Lateranense.

Saudamos esse nosso Irmão, recordando o que ouvimos durante o retiro realizado na última assembleia geral dos bispos em Aparecida, de 10 a 19 de abril passados: "um bispo encontra a sua identidade e o seu lugar no seio da comunidade dos discípulos do Senhor, onde recebeu o dom da vida divina e a primeira instrução na fé. Sobretudo quando da sua cátedra episcopal exerce na presença da assembleia dos fiéis a sua função de mestre na Igreja, cada Bispo deve poder repetir como santo Agostinho: 'Se se considerar o lugar que ocupamos, somos vossos mestres; mas, pensando no único Mestre, somos condiscípulos vossos na mesma escola'. Na Igreja, escola do Deus vivo, Bispos e fiéis são todos condiscípulos e todos têm necessidade de ser instruídos pelo Espírito."

Pedindo, em oração, que sua missão seja abençoada, saudamos o povo da diocese de Marília e elevamos nossa ação de graças pelo trabalho realizado com dedicação por dom Osvaldo Giuntini que viverá, a partir de agora, o tempo profícuo da emeritude.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral

Veja também a cobertura feita no site diocesano desde sua nomeação até sua posse.