19
Seg, Abr

Cônego Maurício celebrará Missa em Ação de Graças por seu aniversário natalício

Clero

conmauriciocapaHoje, dia 14 de Maio, o Cônego Maurício Pilon, Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus, completará 92 anos de idade.

O Cônego, que atualmente acompanha a Legião de Maria do Santuário, presidirá a Santa Missa em ação de graças pelo dom de sua vida. Toda comunidade de Vera Cruz e Diocese de Marília está convidada a participar.

Confira a biografia deste sacerdote missionário:

Filho de Leon Pilon e Maria Rosa Bedard, primogênito de uma família de nove irmãos, nasceu no dia 14 de maio de 1922, em São Pedro, cidade próxima a Montreal, Canadá.Desde criança, como coroinha, sentia forte vocação ao sacerdócio. Muito humilde, indagava consigo mesmo: "Será que conseguirei ser um bom Padre? É uma responsabilidade muito grande...". Os anos se passaram e o tempo deu a ele a resposta com um brilhantismo inigualável. Foi e continua sendo, mesmo com as limitações da idade, um "servo da vinha do senhor", devoto fervoroso da Eucaristia e de Maria Santíssima. Um Padre cuja santidade transparece o rosto missionário de Cristo Jesus. Fez estudos secundários no Colégio Bourget Rigaud, dirigido por Padres de São Vitor, cursou filosofia no seminário menor Trois-Rigaud e Teologia no seminário maior de Ottawa. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de abril de 1952, na catedral da Diocese de Ottawa.

Vinda Para o Brasil e a paróquia de Monte Castelo

Exerceu o sacerdócio no Canadá até a década de 1960, quando veio para o Brasil a pedido de Dom Hugo Bressane de Araújo, para suprir a falta de sacerdotes da recém criada Diocese de Marília. Para se adaptar a língua portuguesa foi necessário um período de estudos no Colégio Cristo Rei de Marília. No dia 22 de novembro de 1961 assumiu a cidade de Monte Castelo como pároco. Foi um grande desafio, já que a comunidade não era dotada de estrutura física e trabalho pastoral. No início, ficou hospedado na casa de um paroquiano. Foi na convivência dessa comunidade que aprendeu a amar o povo brasileiro, principalmente os pobres. Foi caminhando com alegrias e tristezas desse povo e se tornando um padre cada vez mais brasileiro. Do Canadá, restava apenas o sotaque, que permanece até hoje.

Título de Cônego e Formação acadêmica no Brasil

No Brasil, cursou Ciências Religiosas e Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1967 recebeu de Dom Hugo Bressane de Araujo o título eclesiástico de Cônego pelo brilhantismo de seus trabalhos na diocese de Marília e por seu exemplo de vida. Um ano depois, retornou ao Canadá, atendendo solicitação do bispo de Ottawa, a fim de reanimar a paróquia de Hammond. Nesta comunidade o trabalho de evangelização era desenvolvido tanto na língua inglesa, quanto na francesa, uma vez que é comum a utilização das duas línguas nessa região. Já em 1975 retorna ao Brasil, em virtude da solicitação de Dom Frei Daniel Tomazella, que o designou pároco de Oriente. Nesta cidade, trabalhou por 17 anos fazendo um intenso trabalho de organização e dinamização das Pastorais. Em 1992, por solicitação de Dom Osvaldo Giuntini, retornou a Monte Castelo, onde trabalhou como Pároco, até março de 1998.

Vinda para o Santuário Sagrado Coração de Jesus

Em abril de 1998, em atenção às necessidades da comunidade de Vera Cruz, Dom Osvaldo Giuntini o nomeou Vigário Paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Foi acolhido com muito carinho e atualmente, a beira de completar 91 anos de idade, se esforça pela evangelização de nossa comunidade, atende confissões cotidianamente, celebra Missas, é diretor espiritual da Legião de Maria. Possui uma homilia centrada em reflexões, sempre transfigurando a maternidade da Virgem Maria, nossa Mãe que está conosco para nos guiar e orientar nas dificuldades da vida. Cônego Maurício é o padre, depois de Monsenhor Florentino Santamaria, que mais permaneceu em nossa comunidade: 15 anos. Deus presenteou Vera Cruz com um homem Santo, cujo ardor missionário, não se apaga mesmo depois de 61 anos do dia em que se consagrou a Cristo e a Santa Igreja Católica.

Fonte: Santuário: S. C. de Jesus de Vera Cruz

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa266