Seg, Abr

Dom Luiz Antônio Cipolini é empossado Bispo Diocesano de Marília

Clero

capa-posse(Atualizado 06/08) Tomou posse ontem, dia 4, o novo Bispo Diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini. A cerimônia de posse foi realizada no Ginásio de Esportes Pedro Sola, na cidade de Marília, e contou com a presença de cerca de seis mil fiéis, 12 bispos e cerca de 100 padres. Dom Luiz Antônio Cipolini torna-se o 4º Bispo Diocesano de Marília.

Dom Luiz Antônio saiu da Residência Episcopal por volta das 9h do domingo em direção à Catedral Basílica de São Bento acompanhado de Dom Osvaldo Giuntini, que passa a ser Bispo Emérito de Marília, e Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo Diocesano de Amparo e irmão de Dom Luiz Antônio.

Na Catedral, o novo Bispo foi recebido pelo Cabido dos Cônegos, rezou diante do Santíssimo e fez uma oração diante dos túmulos de Dom Hugo Bressane de Araújo e Dom Frei Daniel Tomassela.

Após, dirigiu-se ao Ginásio de Esportes, local escolhido para a cerimônia de posse por poder acolher um número expressivo de pessoas. Dom Luiz percorreu o ginásio e cumprimentou centenas de fiéis. Ele estava acompanhado do Bispo Emérito, Dom Osvaldo Giuntini, e do Arcebispo Metropolitano da Província de Botucatu , Dom Maurício Grotto de Camargo. Eles o apresentaram para todos os fiéis, sacerdotes e autoridades presentes.

O novo Bispo foi recebido pelo prefeito municipal de Marília, Vinícius Camarinha, e recebeu as chaves do município.

A posse

No início da celebração eucarística, foi lida a bula de nomeação e posse, assinada pelo Papa Francisco. Em seguida, foi feita a assinatura da ata de posse pelo novo bispo, pelo bispo emérito e pelo arcebispo metropolitano. Outro momento solene foi a entrega do báculo ao novo bispo diocesano, feita por Dom Osvaldo, que também o conduziu para sentar-se na cátedra, a fim de presidir a celebração.

Saudação e obediência

O Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, representante dos presbíteros, fez uma saudação ao novo bispo que, na sequência, recebeu as manifestações de obediência, respeito e os cumprimentos de sacerdotes, membros do Colégio de Consultores, e de representantes dos religiosos e religiosas, dos leigos e dos seminaristas.

Ao final da celebração eucarística, Dom Luiz fez um agradecimento e pediu que cada um dos bispos se apresentasse. Quando Dom Osvaldo falou, foi aplaudido e aclamado pelo povo, em pé, por um longo período. Os fiéis demonstraram o reconhecimento do seu trabalho e dedicação à diocese pelos últimos 31 anos.

Em seguida, Dom Luiz recebeu um presente da sua irmã, que representou toda sua família. Antes da bênção final, Dom Luiz incensou e fez sua oração de consagração diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

A partir de agora, a diocese é administrada por Dom Luiz Antonio Cipolini, que atenderá diariamente na Cúria Diocesana de Marília. (Confira mais detalhes na próxima edição do jornal diocesano “No Meio de Nós”)

Cerca de seis mil fiéis participaram, sendo a maioria de paróquias da Diocese. Fiéis da Diocese de São João da Boa Vista, onde Dom Luiz Antônio exerceu seu ministério presbiteral, também estiveram presentes juntamente com o Bispo Diocesano Dom Davi Dias Pimentel.

Após a celebração, Dom Luiz Antônio concedeu uma entrevista. Confira: