Sex, Mai

Reflexões do Retiro do Clero enfatizam vida, missão e vocação do padre

Clero

retiro-diasNo dia 7 de maio, o clero da diocese de Marilia, fez o seu segundo dia de retiro. A parte da manhã foi ocupada pela oração da manhã, por dois momentos de meditação e deserto. No período da tarde, houve um momento de meditação, deserto, orações e missa. E, terminando as atividades, no período da noite houve um longo momento de Adoração ao Santíssimo.

Durante os momentos de meditação, o pregador Dom Rafael falou sobre a missão, vocação e a vida do padre no mundo de hoje. Ele começou sua mensagem com as perguntas: “O que nós estamos fazendo aqui? Qual é o sentido da nossa vida”? A partir daí, dom Rafael foi mostrando que estamos aqui para sermos santo na presença de Deus, especialmente os padres. Viver em santidade, eis a vocação. Afinal o sacerdote é a transparência de Cristo. Deus os escolheu para serem sacerdotes. A comunidade espera que o sacerdote seja outro Cristo. Eles não podem decepcionar ninguém, nem tampouco decepcionar a Deus. O sacerdote é a boca de Deus. E Deus não tem outra boca pela qual quer falar, comentou.

Galeria de Fotos (todos os dias)

Terceiro dia

Na data de 8 de maio aconteceu o terceiro dia de retiro do clero da diocese de Marilia. O esquema foi semelhante ao do dia anterior. Teve oração da manhã, duas meditações e momento de deserto. No período da tarde, houve mais uma meditação, deserto e missa. À noite houve celebração penitencial com confissões individuais.

A notícia da nomeação do novo bispo para a diocese causou uma grande euforia, uma explosão de alegria em todos os participantes. Passado o momento da surpresa, o clima de silencio foi voltando e tudo se acalmou.

Em suas meditações, dom Rafael, falou que a vida do padre se resume em ser a transparência de Cristo, ou seja, o padre é aquele que transparece o rosto do Senhor da messe. Para isso, é importante que o padre seja uma pessoa simples, obediente e muito acolhedora.

Testemunhos

Quarto dia

Nesse quarto dia de retiro, dia 9 de maio, os padres e os diáconos passaram o dia inteiro meditando sobre a família presbiteral. Após a ordenação, o padre ou o diácono tornam-se membros do clero, membros da família sacerdotal. Aí, eles são chamados a viverem o mandamento do Senhor: “amai-vos uns aos outro, como eu vos amei”. É nesse amor fraternal que o padre ou o diácono vai encontrando sustentação e bom ânimo para exercer sua missão de bom pastor.

Além dos momentos de meditação e de desertos, houve missa e oração do santo Terço, no final da noite.