Dom, Mai

Padres da Diocese participam de encontro de formação do Sul 1

Clero

form-sul1-5"Vaticano II: um porto de chegada ou de partida?" Este foi o tema do Encontro de Formação Anual Permanente para Presbíteros, promovido pela Comissão Regional de Presbíteros, CNBB Sul 1 (São Paulo). O encontro aconteceu entre os dias 17 a 20 de setembro, em São Pedro, Alto da Serra (SP), e foi assessorado pelo Dr. Pe. Ney de Souza, da Arquidiocese de São Paulo.

O coordenador da Comissão Regional de Presbíteros atual é o Pe. Anselmo Matias Limberger. O encontro contou ainda com a presença do Pe. Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e para a Vida Consagrada, que  deixou  a sua mensagem para os presbíteros do Sul 1. Participou ainda do encontro o presidente da ANPB - (Associação Nacional de Presbíteros do Brasil), Pe. José Maria da Silva Ribeiro.

Participaram do encontro 69 delegados das dioceses de todo o Estado de São Paulo. Nosso Sub-Regional de Botucatu esteve representado por 9 padres. Os padres Valdo Bartolomeu de Santana e Luis Eduardo Cardoso de Sá representaram a nossa diocese.

O assessor foi muito feliz em sua exposição apresentando os antecedentes do Concilio Vaticano II, considerando as circunstancias, os agentes, a tradição eclesial e o espírito do evento conciliar construído ao longo do século XX. Revelou o Vaticano II como um evento de fundamental importância para a Igreja católica, marcando seu efetivo dialogo com a modernidade e as tendências na implementação ou não Vaticano II em nossos dias.

form-sul1-5 form-sul1-5 form-sul1-5 form-sul1-5 form-sul1-5