Sab, Out

Missa de Unidade reúne clero e realça vínculo de fraternidade em tempos de pandemia

Notícias da Diocese

“O Espírito Santo está sobre nós! É Ele que nos une, não é o social, nem o político, muito menos o econômico”, afirmou Dom Luiz Antonio ao agradecer os padres pelo cuidado da saúde do rebanho.

Na manhã da última sexta-feira, dia 14, na Matriz São José, de Osvaldo Cruz, o bispo de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, se encontrou com parte considerável do clero diocesano e religioso, juntamente com algumas religiosas, bem como com leigos e leigas, para a Missa da Unidade. O momento, realizado sempre durante a Semana Santa, foi transferido para o mês de maio por conta da pandemia da Covid-19.

A celebração, conhecida também como Missa dos Santos Óleos, além de manifestar a unidade eclesial, quando os padres renovaram diante do bispo as promessas da ordenação presbiteral, foi a oportunidade anual que Dom Luiz Antonio, como pai e pastor, abençoou os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagrou o óleo do Crisma que, nas 65 paróquias e nas dezenas unidades hospitalares, serão utilizados para a administração dos sacramentos até 2022.

Como uma das medidas preventivas da Covid-19, a celebração não recebeu grande número de representantes paroquiais, como normalmente acontece, e também não contou com a presença do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, e dos padres idosos e portadores de comorbidades patogênicas.

Santos oleos8

Em sua homilia, Dom Luiz Antonio afirmou que o mistério celebrado na unidade é riquíssimo em significados e leva a Igreja à contemplar o único e eterno sacerdote, Jesus Cristo.

A partir do texto evangélico que narrou a negação de Jesus, por parte de seus conterrâneos, em Nazaré, o bispo diocesano fez um paralelo com a vida do clero. “É importante que nós, sacerdotes, nesse momento de pandemia, vislumbrarmos o mistério pascal, mistério de vida e também de sofrimento, de entrega e renúncia”, e completou: “é a vida do padre, do bispo, do diácono, daqueles e daquelas que querem viver o Evangelho profundamente, é um caminho onde vamos avançando a cada ano. O Espírito Santo está sobre nós! É Ele que nos une, não é o social, nem político, muito menos o econômico”.

Santos oleos9

Diante do grande número de infecção por Covid-19 na região Alta Paulista, Dom Luiz Antonio estendeu seus agradecimentos aos padres: “só tenho que agradecer nossos pastores por serem muito cuidadosos com a própria saúde e com a saúde do rebanho”.

Santos oleos13

Santos oleos12