Qua, Dez

Celebrações lembram fiéis falecidos nesta segunda-feira

Notícias da Diocese

Em toda a Diocese de Marília, Missas serão rezadas por ocasião do Dia de Finados. Em 2020, CNBB motiva católicos a plantarem árvores em homenagem às vítimas da Covid-19.

Na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, a liturgia da Igreja celebra a comemoração de todos os fiéis defuntos. A data é conhecida como Dia de Finados. Tradicionalmente, os católicos vão aos túmulos de seus entes queridos, enfeitando o ambiente com flores, além de acenderem velas e rezarem por suas almas. No entanto, como afirma o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, a data também é um momento de reflexão: “estarmos diante da morte é estarmos em meio ao fim de um ciclo, pois é a conclusão de inúmeras histórias e ideais. E isso nos leva a refletir como estamos vivendo a nossa vida e se estamos vivendo a nossa fé e missão verdadeiramente”.

Por ocasião do Dia de Finados, inúmeras missas serão celebradas em todo o território diocesano. Vale lembrar que, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em algumas comunidades paroquiais, as celebrações serão realizadas com as portas fechadas, sendo transmitidas pelas suas redes sociais, e a maioria de modo presencial com 40% da capacidade dos templos. Os fiéis que pretendem participar das celebrações deverão se informar com antecedência a maneira com que cada paróquia organiza a participação dos fiéis.

Em Circular emitida no último dia 22 de outubro, o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, explicou que “a Igreja, desde os primeiros tempos, cultiva com grande piedade a memória dos fiéis defuntos e oferece por eles seus sufrágios (cf. LG, 50). Por isso, mesmo em tempos de pandemia, venho, como Pastor, motivar o clero na condução do rebanho a fim de que se reforce, sempre e cada vez mais, a catequese eclesial de que, para nós que cremos na ressurreição de Cristo, ‘A vida não é tirada, mas transformada’ (Prefácio dos fiéis defuntos, I)”.

CUIDAR DA SAUDADE

No texto da Circular, o bispo reforça o convite da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de, no Dia de Finados, os fiéis plantarem árvores em homenagem aos falecidos, sobretudo aos que foram vítimas de Covid-19. A ação, intitulada de “É tempo de cuidar da Saudade”, pede que fiéis publiquem fotos, em suas redes sociais, com a hashtag #CuidarDaSaudade.

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO