Qua, Dez

Dom Osvaldo comemora seus 84 anos com missa no Santuário da Glória

Notícias da Diocese

Na noite de sábado 24 de outubro, o bispo emérito de Marília presidiu celebração em ação de graças pelo seu aniversário natalício.

A celebração por ocasião do aniversário do bispo emérito de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, foi realizada no Santuário Nossa Senhora da Glória, de Marília, no último sábado, dia 24. A cerimônia contou com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, e dos padres Antônio Padula, administrador do Santuário, e Geraldo Lelis de Andrade, que reside com Dom Osvaldo e o acompanha em seus cuidados.

Na oportunidade, o bispo emérito comemorou seus 84 anos de vida. No início de sua homilia, agradeceu ao bispo diocesano pela sua disponibilidade em servi-lo, e por tudo o que faz pela Diocese. Dom Osvaldo ainda expressou sua alegria pela participação e presença dos fiéis na comemoração de seu aniversário.

Destaque3

Ainda durante a homilia o bispo destacou os cuidados sanitários que devemos tomar na participação consciente neste período de pandemia, tanto pela sociedade civil, quanto pelas autoridades, disse dom Osvaldo: “Nós que estamos atravessando tempos tão difíceis, que não permite que estejamos aqui reunidos como normalmente a gente está reunido, com mais gente, mais presença, mais participação, agora é tudo reduzido, pois não queremos que este mal que está tomando conta da humanidade, pois Deus não quer o nosso mal, nem a nossa doença e nem as tentações de largar tudo, pelo contrário, Deus quer que nós sejamos obedientes também as autoridades civis que nos propõe, a participação consciente”.

Ao final da liturgia, a comunidade homenageou Dom Osvaldo, destacando-o como imagem do Bom Pastor, semeador do amor. Dom Luiz Antonio também direcionou suas palavras ao bispo emérito, destacando o lema de ordenação Vitam mean do vobis” (Dou-vos minha vida): “é o que Dom Osvaldo tem feito, é o que ele tem praticado, ele escolheu, e está colocando em pratica, há mais de 30 anos quando ele veio de Jundiaí para Marília. Por isso, a Palavra de Deus se realiza na vida e na missão de Dom Osvaldo”. Dom Luiz ainda destacou o testemunho missionário de Dom Osvaldo na Diocese.

DOM OSVALDO

Osvaldo Giuntini nasceu em 24 de outubro de 1936, na cidade de São Paulo, capital do Estado, filho de Conceição Giuntini e Waldomiro Giuntini. De 1956 a 1963 estudou filosofia e teologia no Seminário Central da Imaculada Conceição, na região do Ipiranga, na capital,
 e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1963. O ministério foi exercido primeiramente em São Paulo logo depois, foi pároco das cidades de Salto e Itu. Após a criação da Diocese de Jundiaí, Dom Osvaldo foi nomeado pároco da Catedral de Nossa Senhora do Desterro, chanceler do bispado e posteriormente, Vigário Geral da diocese.

Em 1975, o Papa Paulo VI, lhe concedeu o título de Monsenhor. Em meados dos anos de 1980, foi enviado a Roma com o objetivo de realizar um curso de atualização em Direito Matrimonial.

Em 25 de junho de 1982, foi nomeado Bispo-auxiliar da Diocese de Marília, e Bispo-titular de Tununa, Foi sagrado bispo em 12 de setembro do mesmo ano, tendo como lema escolhido para o seu episcopado foi Dou-vos a minha vida (Vitam meam do vobis).

Na trajetória diocesana em 1987, a pedido de Dom Daniel Tomasella, Dom Osvaldo, foi nomeado Bispo-coadjutor, com direito a sucessão. Em Dezembro de 1982, após renúncia de Dom Daniel, Dom Osvaldo tomou posse como Bispo Diocesano de Marília, permanecendo no governo da diocese até, 08 de maio de 2013, quando então o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Osvaldo, nomeando Dom Luiz Antonio Cipolini, para a sucessão, e ficando bispo emérito.

Texto: Gustavo Uriel | Pascom | Diocese de Marília

Fotos: Amanda Félix | Pascom | Paróquia Santa Rita de Cássia, de Marília