Dom, Set

Diocese prepara atividades para o Mês Vocacional

Notícias da Diocese

“Todos nós somos chamados por Deus para uma missão, e descobrir este chamado seja no matrimônio, vida religiosa, leigos consagrados ou ministério ordenado, tem a importância da realização da vontade de Deus e a alegria em servir ao Senhor”, destacou o reitor do Seminário Propedêutico.

Com o tema “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 39, 9), a Diocese de Marília faz de 2020 o Ano Vocacional Diocesano. Por isso, em entrevista com responsável pela pastoral diocesana e com o reitor do Seminário Propedêutico, queremos destacar as atividades de agosto, considerado pela Igreja como o Mês Vocacional.

Assumido em âmbito nacional, em 1981, por dioceses e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o mês vocacional é celebrado em agosto, como afirma o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva: “é um mês temático na Igreja, sendo proposto que reflitamos as vocações. A vocação sacerdotal no primeiro final semana; no segundo, a vocação matrimonial, mais precisamente no dia dos pais, dando destaque à família e a vivência do matrimônio; na terceira semana nós rezamos pela vida religiosa e consagrada, que são as nossas freiras, frades, irmãos e irmãs; e no último final de semana, rezamos para os nossos catequistas, tendo o foco na vocação dos leigos”.

Em entrevista, o reitor do Seminário Propedêutico São Pio X, Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, conta quais serão as realizações em torno do mês vocacional. “Teremos o Terço Vocacional com os seminaristas propedeutas, a Adoração Eucarística Vocacional, Testemunhos dos propedêuticas sobre vocação e o encontro virtual com os vocacionados”.

Carta Convite

O reitor também explicou como está sendo a rotina dos futuros padres em temos de pandemia: “os seminaristas estão tendo suas aulas via internet, da mesma forma que também está sendo realizado os momentos de oração e formação”.

No final da entrevista, o reitor realçou a importância da vocação cristã, afirmando que “todos nós somos chamados por Deus para uma missão, e descobrir este chamado seja no matrimônio, vida religiosa, leigos consagrados ou ministério ordenado, tem a importância da realização da vontade do nosso Senhor e a alegria ao servi-lo em algumas destas caminhadas. Levar a mensagem do Evangelho, anunciar o Reino dos céus, ser luz e sinal do nosso Pai Celestial nesta Terra. Ouvir o coração e não ter medo de avançar, Deus sempre nos acompanhará”.