Seg, Ago

Reunião on-line entre bispo e vocacionados realça vínculo de fraternidade

Notícias da Diocese

“O encontro on-line com os alunos da escola diaconal São Lourenço foi um sucesso na participação, no conteúdo e principalmente no reforço dos laços”, ressaltou Dom Luiz.

Nos dias 27 e 28 de junho, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, realizou encontros on-line, via Google meet, com os candidatos ao diaconato permanente das três regiões pastorais da Diocese.

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a dinâmica de encontro dos vocacionados foi alterada. Deste modo, foram elaboradas três reuniões on-line, uma por região pastoral, para que o bispo pudesse acompanhar os candidatos.

Em entrevista, o bispo disse que “o encontro on-line com os alunos da escola diaconal São Lourenço foi um sucesso na participação, no conteúdo e principalmente no reforço dos laços de fraternidade”. Ressaltou, ainda, que “a comunicação virtual tranquilizou a todos sobre o bem estar das famílias e nos ajudou a refletir sobre a pastoral com os excluídos neste tempo de pandemia. Muito a tiveram os trabalhos pastorais aumentados na assistência às famílias carentes e moradores de rua” e concluiu: “foi uma experiência de crescimento na fé e na esperança em Cristo”.

Romildo Melato Júnior, candidato ao diaconato permanente na Região Pastoral I, relatou o quanto foi especial o encontro com o bispo: “participar de uma reunião com Dom Luiz e com os amigos da escola diaconal de forma digital foi uma experiência única e nos mostrou a importância de nos mantermos unidos, seja presencialmente ou não. A pandemia trouxe algumas limitações quanto a ação pastoral, mas também nos mostrou que o desejo de servir a Deus e à Igreja é mais forte que qualquer obstáculo”.

Na Região II, um dos vocacionados, Mário Osvaldo Bravi, realçou a importância de se reinventar na missão de viver em comunhão com o Pai Celestial diante do atual momento. “A caminhada de fé tem que continuar de forma nova, temos que intensificar, desenvolver e aprofundar a dimensão da oração pessoal, a leitura da Palavra, a oração do terço e a vivência da fé na família, onde chamamos de Igreja doméstica. Além de acompanhar a transmissão das missas e de comungar espiritualmente que é um desejo profundo de comunhão com o Senhor”.

O candidato Dorival Nogueira Santana, da Região III, relatou como foi a dinâmica da reunião, além da marca que este encontro deixou nos vocacionados: “todos os candidatos tiveram um momento para falar com Dom Luiz e ouvir dele uma mensagem de ânimo e incentivo às orações diárias para superar as dificuldades. Somos chamados a ser ‘portadores da esperança’. Nosso principal serviço neste tempo de pandemia é levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todas as pessoas, principalmente àquelas que estão com medo, que perderam o emprego, que passam por diversas dificuldades. E anunciar a todos que Jesus caminha conosco e nunca nos deixa desamparados”.