07
Sex, Ago

Milhares de fiéis vivem a Paixão do Senhor de suas casas

Notícias da Diocese

Durante celebração na Catedral São Bento, o bispo diocesano afirmou que os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente na superação da pandemia, oferecem um testemunho de doação e serviço

Na tarde de ontem, Sexta-feira Santa, às 15h, milhares de católicos acompanharam de seus lares a Celebração da Paixão do Senhor. Tradicionalmente, a ação litúrgica concentra milhares de fiéis nas paróquias espalhadas pela Diocese; neste ano, porém, por conta das medidas preventivas para conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19), as celebrações ocorreram sim nas Igrejas, mas de forma privada e de portas fechadas a fim de que o povo fiel acompanhasse de suas casas o rito que recorda a morte de Cristo.

O momento celebrativo contou com a Litirgia da Palavra, adoração da Santa Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão aos poucos colaboradores que, presencialmente, auxiliaram os padres no decorrer do rito. O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidiu a ação litúrgica na Catedral São Bento.

Em sua reflexão, o bispo diocesano falou aos fiéis por meio da transmissão nas plataformas Facebook e YouTube que a Sexta-feira Santa é um dia de jejum, abstinência e também de silêncio que, “nestes tempos de distanciamento social parece ser ainda mais sentido por todos”, ressaltou.

Dom Luiz Antonio explicou a ligação bíblica entre o pecado e a morte evidenciando que “o pecado é contrário à natureza humana e à vontade divina, mas além disso ele é, para nós, o caminho da morte”, e disse que Jesus embora inocente, assumiu até o fim a condição dos pecadores, provando a morte com todos eles, pois “o castigo merecido pelo pecado humano recaiu sobre Cristo”.

Diante da pandemia, o bispo ainda lembrou dos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que correm o risco de contaminação para salvar os infectados. Disse que o testemunho deles “indicam o sentido do mistério da Cruz de Cristo: doação e serviço”, finalizou.

No período da noite, Dom Luiz Antonio e alguns agentes de pastoral da Igreja Catedral meditaram a oração da Via Sacra, que narra os últimos passos Jesus até sua morte por amor ao mundo.

Logo mais, no período da noite, toda a Igreja celebra a Vigília Pascal. Procure o horário de transmissão de sua Paróquia e celebre com seus familiares a alegre espera da Ressurreição de Cristo.

 

Sexta Feira Santa 01

Sexta Feira Santa 02

Sexta Feira Santa 03

Sexta Feira Santa 04

Sexta Feira Santa 05

Sexta Feira Santa 06

Sexta Feira Santa 08

Sexta Feira Santa 09

Sexta Feira Santa 10

Sexta Feira Santa 11

Sexta Feira Santa 12

Sexta Feira Santa 13

Sexta Feira Santa 14

Sexta Feira Santa 15

Sexta Feira Santa 16

 

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa260