19
Qui, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Treze mil fiéis celebram o Corpo de Cristo em Marília

Notícias da Diocese

Missa de Corpus Christi reuniu devotos das dezenove paróquias da cidade. União das comunidades mantêm tradição de tapetes de serragem para colorir o cortejo de Jesus Sacramentado

Texto: Pe. Tiago Barbosa | Fotos: Erica Montilha

corpus chrtisti marilia 19

Após recitarem a jaculatória “graças e louvores sejam dados a todo momento”, na noite desta quinta-feira, dia 20, aproximadamente treze mil fiéis receberam a bênção com o Santíssimo Sacramento no largo da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Marília, ao final da Solenidade de Corpus Christi.

corpus chrtisti marilia 04

Horas antes, a multidão participou de missa campal, ao lado da Catedral Basílica Menor de São Bento, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, e concelebrada pelos padres das dezenove paróquias da cidade.

Em sua homilia, Dom Luiz ressaltou que todos estavam unidos em torno da Eucaristia, o Pão vivo que desceu do céu e, por isso, é missão de todo católico “comungar Nosso Senhor Eucarístico dignamente, vivendo em comunhão entre nós e colocando-nos a serviço uns dos outros”, disse.

Destacando o trabalho das diversas pastorais sociais da Igreja, o bispo diocesano afirmou que, para os que se alimentam do Corpo e Sangue de Cristo, “o desejo de servir é sempre mais forte que as dúvidas e as dificuldades”, e concluiu: “nos coloquemos a serviço, caminhando em união de fé e caridade, comprometendo-se com o Reino de Deus que está no meio de nós”.

A missa contou com a presença da Comunidade Éfata, que realiza trabalho pastoral com surdos e mudos. O grupo, que em 2019 completou trinta anos de evangelização dos católicos com deficiência auditiva em Marília, celebrou a Solenidade do Corpo de Cristo com o auxílio dos intérpretes.

TAPETES

corpus chrtisti marilia 09

O trajeto entre a praça da Catedral e a Matriz de Santo Antônio, por onde passou o Santíssimo Sacramento, foi enfeitado com serragem colorida para manifestar o cuidados dos fiéis para com a Eucaristia. Durante o dia, cerca de 800 voluntários de todas as regiões da cidade se empenharam para a confecção dos tapetes.

SOCIAL

Na celebração, os fiéis receberam um folder com o trabalho social prestado pela Cáritas Diocesana e também com a prestação de contas da Coleta da Solidariedade que aconteceu no dia 14 de abril em todas as paróquias.

Numa arrecadação de R$ 244.107,29, o Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), repartiu R$ 127.863,40 para 26 entidades sociais distribuídas em todo o território diocesano. A outra parcela do valor foi destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF) e para os projetos da Cáritas Diocesana.

corpus chrtisti marilia 01

corpus chrtisti marilia 02

corpus chrtisti marilia 03

corpus chrtisti marilia 05

corpus chrtisti marilia 06

corpus chrtisti marilia 07

corpus chrtisti marilia 08

corpus chrtisti marilia 09

corpus chrtisti marilia 10

corpus chrtisti marilia 11

corpus chrtisti marilia 12

corpus chrtisti marilia 13

corpus chrtisti marilia 14

corpus chrtisti marilia 15

corpus chrtisti marilia 16

capa252