Qui, Set
Clique aqui para baixar

Treze mil fiéis celebram o Corpo de Cristo em Marília

Notícias da Diocese

Missa de Corpus Christi reuniu devotos das dezenove paróquias da cidade. União das comunidades mantêm tradição de tapetes de serragem para colorir o cortejo de Jesus Sacramentado

Texto: Pe. Tiago Barbosa | Fotos: Erica Montilha

corpus chrtisti marilia 19

Após recitarem a jaculatória “graças e louvores sejam dados a todo momento”, na noite desta quinta-feira, dia 20, aproximadamente treze mil fiéis receberam a bênção com o Santíssimo Sacramento no largo da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Marília, ao final da Solenidade de Corpus Christi.

corpus chrtisti marilia 04

Horas antes, a multidão participou de missa campal, ao lado da Catedral Basílica Menor de São Bento, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, e concelebrada pelos padres das dezenove paróquias da cidade.

Em sua homilia, Dom Luiz ressaltou que todos estavam unidos em torno da Eucaristia, o Pão vivo que desceu do céu e, por isso, é missão de todo católico “comungar Nosso Senhor Eucarístico dignamente, vivendo em comunhão entre nós e colocando-nos a serviço uns dos outros”, disse.

Destacando o trabalho das diversas pastorais sociais da Igreja, o bispo diocesano afirmou que, para os que se alimentam do Corpo e Sangue de Cristo, “o desejo de servir é sempre mais forte que as dúvidas e as dificuldades”, e concluiu: “nos coloquemos a serviço, caminhando em união de fé e caridade, comprometendo-se com o Reino de Deus que está no meio de nós”.

A missa contou com a presença da Comunidade Éfata, que realiza trabalho pastoral com surdos e mudos. O grupo, que em 2019 completou trinta anos de evangelização dos católicos com deficiência auditiva em Marília, celebrou a Solenidade do Corpo de Cristo com o auxílio dos intérpretes.

TAPETES

corpus chrtisti marilia 09

O trajeto entre a praça da Catedral e a Matriz de Santo Antônio, por onde passou o Santíssimo Sacramento, foi enfeitado com serragem colorida para manifestar o cuidados dos fiéis para com a Eucaristia. Durante o dia, cerca de 800 voluntários de todas as regiões da cidade se empenharam para a confecção dos tapetes.

SOCIAL

Na celebração, os fiéis receberam um folder com o trabalho social prestado pela Cáritas Diocesana e também com a prestação de contas da Coleta da Solidariedade que aconteceu no dia 14 de abril em todas as paróquias.

Numa arrecadação de R$ 244.107,29, o Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), repartiu R$ 127.863,40 para 26 entidades sociais distribuídas em todo o território diocesano. A outra parcela do valor foi destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF) e para os projetos da Cáritas Diocesana.

corpus chrtisti marilia 01

corpus chrtisti marilia 02