21
Qua, Nov

Nova diretoria assume PAI Nosso Lar

Notícias da Diocese

Com apoio do bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, comunidade católica de Adamantina assume a administração do Polo de Atividades Integradas

POR PASCOM | PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

A segunda-feira (27) marcou o início de uma nova história em uma das principais instituições de saúde da região – o PAI (Polo de Atividades Integradas) Nosso Lar. A nova diretoria do hospital foi empossada em cerimônia que contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, comunidade local, voluntários e colabores da Clínica.

A solenidade, que marca uma trajetória de luta contra o fechamento da instituição, iniciou com a interpretação de uma música que lembra o tema do Ano do Laicato na Igreja Católica – período que estimula o protagonismo dos cristãos leigos.

“Estamos vivendo o Ano do Laicato, com tema Vós sois o sal da terra e luz do mundo. E somos agraciados, as comunidades paroquiais, deste presente que Deus nos deu, uma obra de misericórdia. Um grupo de leigos assumindo a sua missão, a coordenação desta entidade tão preciosa para a cidade de Adamantina e toda a região, tendo em vista que são mais de 60 municípios atendidos por este hospital”, destacou o pároco da Santo Antônio, Rui Rodrigues, em nome dos padres Marcelo dos Santos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Paulo Joaquim de Souza, o Quinzinho, da futura Paróquia de São Francisco de Assis.

PAI Nosso Lar nova diretoria 03Psicóloga do PAI Nosso Lar, Denise Alves Freire, juíza Ruth Menegatti e Frei Mateus – administrador da Santa Casa de Adamantina

 

A nova administração está sob a coordenação da comunidade católica a pedido do Poder Judiciário e do Ministério Público, que se empenharam para continuidade dos serviços do PAI Nosso Lar.

Engajamento em prol ao próximo

Em sua fala, a juíza de Direito da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, não conteve a emoção ao comentar a trajetória de engajamento para a continuidade do atendimento, iniciada há quase dois anos.

“É muito difícil conter a emoção quando, dentro de cada um, se enxerga uma grande participação. Mais difícil de segurar a emoção quando se tem o grande responsável aqui presente, o Dom Luiz [Bispo da Diocese de Marília]. Indignada com o fechamento de uma Casa de Saúde como esta, sabendo que outras foram fechadas, foi quando tive uma ideia: falar com os padres de Adamantina. Automaticamente, padre Marcelo e padre Rui disseram: estamos juntos com a senhora. Sem perguntar, responderam apenas com o intuito de ajudar o semelhante. Foi uma grande caminhada, até que então os padres me avisaram que Dom Luiz estava na cidade. Me desloquei até o local que ele se encontrava e, sinceramente, não sabia nem como podia pedir uma ajuda, e como poderia me ajudar, mas confiei em minha intuição e no meu coração. Lá, fui surpreendida com o apoio que foi muito diferenciado de todos os católicos de nossa cidade. A instituição aberta a todos, mas foi Dom Luiz que se prontificou a ser padrinho da Clínica. E todas as vezes que vinha para Adamantina passava por aqui deixando esperanças de que um dia o lugar fosse diferente. E está sendo diferente”, relembrou a magistrada, emocionada.

PAI Nosso Lar nova diretoria 02Bispo Dom Luiz com prefeito Márcio Cardim e primeira-dama Marisa na nova diretoria do PAI Nosso Lar

O prefeito Márcio Cardim e o presidente da Câmara, Eduardo Fiorillo, agradeceram ao empenho da comunidade e se colocaram a disposição para continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo PAI Nosso Lar.

Em nome da antiga gestão, o atual administrador Andrey Negroni agradeceu o engajamento dos colaboradores da Instituição, que se empenharam para a continuidade da prestação de serviço, e destacou o trabalho desenvolvido pelas pastorais junto aos internos e pacientes.

Nova diretoria

Em seguida, o presidente da chapa eleita, José de Oliveira Santos Neto, apresentou os membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal e, o 2º vice-presidente, Odair Luiz Sacoman, pontou como será a atuação da nova administração. “Nosso lema será trabalho, trabalho, transparência e unidade”, enfatizou.

“A Igreja, por meio de uma Pastoral Social estruturada, orgânica e integral, tem a vocação e a missão de promover, cuidar e defender a vida em todas as suas expressões, através de uma ação social para cuidar da vida dos irmãos mais necessitados. É parte do Programa 5 do nosso Plano Diocesano, que fala da Igreja a serviço da vida plena para todos. Já fazíamos este trabalho pastoral com visitas constantes a Clínica e ajudando. A partir de agora mais concretamente assumindo a direção do PAI Nosso Lar”, disse Sacoman.

O 2º vice-presidente destacou também que o “desafio é muito grande e a responsabilidade maior ainda”. “Estamos confiantes que com a ajuda de Deus e a união de todos, dos mais diversos setores da sociedade, Legislativo, Executivo e Judiciário e toda nossa população de Adamantina e região, o trabalho será desenvolvido visando o melhor atendimento aos pacientes. Juntos somos mais fortes. A nossa fé nos leva a decidir estar com o Senhor, e exige assumir também a responsabilidade social daquilo que se acredita. A nossa gratidão aqueles que nos confiaram esta missão, e o nosso lema será trabalho, trabalho, transparência e unidade. Agradecemos aos diretores anteriores, funcionários e colaboradores. E que Deus nos ajude a todos”.

A Diretoria Executiva, eleita para mandato de dois anos no domingo (26), é formada por José de Oliveira Santos Neto (presidente), Alessandro Barros Costa (1º vice-presidente), Odair Luiz Sacoman (2º vice-presidente), Francisco Irandi Simoncelli, o Dinho (1º secretário), Reinaldo Turra Júnior (2º secretário), Milton Yogi Ura (1º tesoureiro) e Cleber Barbosa Alves (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por Nilson Albanez Júnior (presidente), Vera Lúcia Fiorillo Cabrera (secretária) e os membros efeitos: Gabriel Antonio da Cruz, Sérgio Roberto Martins Cossari e Francisco Carlos Toffoli. Os suplentes são: Joaquim Odair Sichieri, José Dias Real, João Vinicius Faustino dos Santos, Marlei Borges e Solange da Costa Maximino.

Agradecimentos

A solenidade de posse da nova diretoria contou com a presença ainda dos Freis Franciscanos e administradores da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, do diácono Tiago Barbosa e das irmãs religiosas das Congregações Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e de São José de Cluny, além do bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, que agradeceu ao empenho e trabalho de todos em prol do PAI Nosso Lar.

“Uma palavra que quero ressaltar é agradecimento. Agradecer a Deus, é Ele que conduz a história, é Ele que é nosso pai, que providência tudo para nós. É dentro desta providência divina, deste Amor fraterno, que vejo nesta noite, todos vocês, quem eu quero agradecer a cada um e a cada uma. Agradecer pelo amor que vocês têm. Agradeço de coração ao Poder Executivo, ao Poder Legislativo, aos padres e religiosos e ao Poder Judiciário. Como disse José Neto, a dra. Ruth é a madrinha verdadeira desta Instituição. Este coração grande, que sabe sentir a dor do outro. Este coração que não é indiferente, que não passa para o outro lado da calçada. Mas é o coração que se doa, que diz: presente, estou aqui e quero ajudar. É o coração cristão, aquele coração que não se desvia de quem sofre, não atravessa a outra margem, que sente junto. O coração que está disposto a ajudar. Coração representado em todos vocês”, diz Dom Luiz, que encerrou a solenidade abençoando a nova diretoria.

Foto 1
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Bispo diocesano Dom Luiz com religiosos e autoridades municipais na posse da nova diretoria do PAI Nosso Lar

Foto 2
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Bispo Dom Luiz com prefeito Márcio Cardim e primeira-dama Marisa na nova diretoria do PAI Nosso Lar

Foto 3
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Psicóloga do PAI Nosso Lar, Denise Alves Freire, juíza Ruth Menegatti e Frei Mateus – administrador da Santa Casa de Adamantina

Foto 4
Crédito: NO CLICK COM O SENHOR
Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplentes são apresentados a comunidade local

Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais