19
Qui, Set
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Nova diretoria assume PAI Nosso Lar

Notícias da Diocese

Com apoio do bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, comunidade católica de Adamantina assume a administração do Polo de Atividades Integradas

POR PASCOM | PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

A segunda-feira (27) marcou o início de uma nova história em uma das principais instituições de saúde da região – o PAI (Polo de Atividades Integradas) Nosso Lar. A nova diretoria do hospital foi empossada em cerimônia que contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, comunidade local, voluntários e colabores da Clínica.

A solenidade, que marca uma trajetória de luta contra o fechamento da instituição, iniciou com a interpretação de uma música que lembra o tema do Ano do Laicato na Igreja Católica – período que estimula o protagonismo dos cristãos leigos.

“Estamos vivendo o Ano do Laicato, com tema Vós sois o sal da terra e luz do mundo. E somos agraciados, as comunidades paroquiais, deste presente que Deus nos deu, uma obra de misericórdia. Um grupo de leigos assumindo a sua missão, a coordenação desta entidade tão preciosa para a cidade de Adamantina e toda a região, tendo em vista que são mais de 60 municípios atendidos por este hospital”, destacou o pároco da Santo Antônio, Rui Rodrigues, em nome dos padres Marcelo dos Santos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) e Paulo Joaquim de Souza, o Quinzinho, da futura Paróquia de São Francisco de Assis.

PAI Nosso Lar nova diretoria 03Psicóloga do PAI Nosso Lar, Denise Alves Freire, juíza Ruth Menegatti e Frei Mateus – administrador da Santa Casa de Adamantina

 

A nova administração está sob a coordenação da comunidade católica a pedido do Poder Judiciário e do Ministério Público, que se empenharam para continuidade dos serviços do PAI Nosso Lar.

Engajamento em prol ao próximo

Em sua fala, a juíza de Direito da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, não conteve a emoção ao comentar a trajetória de engajamento para a continuidade do atendimento, iniciada há quase dois anos.

“É muito difícil conter a emoção quando, dentro de cada um, se enxerga uma grande participação. Mais difícil de segurar a emoção quando se tem o grande responsável aqui presente, o Dom Luiz [Bispo da Diocese de Marília]. Indignada com o fechamento de uma Casa de Saúde como esta, sabendo que outras foram fechadas, foi quando tive uma ideia: falar com os padres de Adamantina. Automaticamente, padre Marcelo e padre Rui disseram: estamos juntos com a senhora. Sem perguntar, responderam apenas com o intuito de ajudar o semelhante. Foi uma grande caminhada, até que então os padres me avisaram que Dom Luiz estava na cidade. Me desloquei até o local que ele se encontrava e, sinceramente, não sabia nem como podia pedir uma ajuda, e como poderia me ajudar, mas confiei em minha intuição e no meu coração. Lá, fui surpreendida com o apoio que foi muito diferenciado de todos os católicos de nossa cidade. A instituição aberta a todos, mas foi Dom Luiz que se prontificou a ser padrinho da Clínica. E todas as vezes que vinha para Adamantina passava por aqui deixando esperanças de que um dia o lugar fosse diferente. E está sendo diferente”, relembrou a magistrada, emocionada.

PAI Nosso Lar nova diretoria 02Bispo Dom Luiz com prefeito Márcio Cardim e primeira-dama Marisa na nova diretoria do PAI Nosso Lar

O prefeito Márcio Cardim e o presidente da Câmara, Eduardo Fiorillo, agradeceram ao empenho da comunidade e se colocaram a disposição para continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo PAI Nosso Lar.

Em nome da antiga gestão, o atual administrador Andrey Negroni agradeceu o engajamento dos colaboradores da Instituição, que se empenharam para a continuidade da prestação de serviço, e destacou o trabalho desenvolvido pelas pastorais junto aos internos e pacientes.

Nova diretoria

Em seguida, o presidente da chapa eleita, José de Oliveira Santos Neto, apresentou os membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal e, o 2º vice-presidente, Odair Luiz Sacoman, pontou como será a atuação da nova administração. “Nosso lema será trabalho, trabalho, transparência e unidade”, enfatizou.

“A Igreja, por meio de uma Pastoral Social estruturada, orgânica e integral, tem a vocação e a missão de promover, cuidar e defender a vida em todas as suas expressões, através de uma ação social para cuidar da vida dos irmãos mais necessitados. É parte do Programa 5 do nosso Plano Diocesano, que fala da Igreja a serviço da vida plena para todos. Já fazíamos este trabalho pastoral com visitas constantes a Clínica e ajudando. A partir de agora mais concretamente assumindo a direção do PAI Nosso Lar”, disse Sacoman.

O 2º vice-presidente destacou também que o “desafio é muito grande e a responsabilidade maior ainda”. “Estamos confiantes que com a ajuda de Deus e a união de todos, dos mais diversos setores da sociedade, Legislativo, Executivo e Judiciário e toda nossa população de Adamantina e região, o trabalho será desenvolvido visando o melhor atendimento aos pacientes. Juntos somos mais fortes. A nossa fé nos leva a decidir estar com o Senhor, e exige assumir também a responsabilidade social daquilo que se acredita. A nossa gratidão aqueles que nos confiaram esta missão, e o nosso lema será trabalho, trabalho, transparência e unidade. Agradecemos aos diretores anteriores, funcionários e colaboradores. E que Deus nos ajude a todos”.

A Diretoria Executiva, eleita para mandato de dois anos no domingo (26), é formada por José de Oliveira Santos Neto (presidente), Alessandro Barros Costa (1º vice-presidente), Odair Luiz Sacoman (2º vice-presidente), Francisco Irandi Simoncelli, o Dinho (1º secretário), Reinaldo Turra Júnior (2º secretário), Milton Yogi Ura (1º tesoureiro) e Cleber Barbosa Alves (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por Nilson Albanez Júnior (presidente), Vera Lúcia Fiorillo Cabrera (secretária) e os membros efeitos: Gabriel Antonio da Cruz, Sérgio Roberto Martins Cossari e Francisco Carlos Toffoli. Os suplentes são: Joaquim Odair Sichieri, José Dias Real, João Vinicius Faustino dos Santos, Marlei Borges e Solange da Costa Maximino.

Agradecimentos

A solenidade de posse da nova diretoria contou com a presença ainda dos Freis Franciscanos e administradores da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, do diácono Tiago Barbosa e das irmãs religiosas das Congregações Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e de São José de Cluny, além do bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, que agradeceu ao empenho e trabalho de todos em prol do PAI Nosso Lar.

“Uma palavra que quero ressaltar é agradecimento. Agradecer a Deus, é Ele que conduz a história, é Ele que é nosso pai, que providência tudo para nós. É dentro desta providência divina, deste Amor fraterno, que vejo nesta noite, todos vocês, quem eu quero agradecer a cada um e a cada uma. Agradecer pelo amor que vocês têm. Agradeço de coração ao Poder Executivo, ao Poder Legislativo, aos padres e religiosos e ao Poder Judiciário. Como disse José Neto, a dra. Ruth é a madrinha verdadeira desta Instituição. Este coração grande, que sabe sentir a dor do outro. Este coração que não é indiferente, que não passa para o outro lado da calçada. Mas é o coração que se doa, que diz: presente, estou aqui e quero ajudar. É o coração cristão, aquele coração que não se desvia de quem sofre, não atravessa a outra margem, que sente junto. O coração que está disposto a ajudar. Coração representado em todos vocês”, diz Dom Luiz, que encerrou a solenidade abençoando a nova diretoria.

Foto 1
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Bispo diocesano Dom Luiz com religiosos e autoridades municipais na posse da nova diretoria do PAI Nosso Lar

Foto 2
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Bispo Dom Luiz com prefeito Márcio Cardim e primeira-dama Marisa na nova diretoria do PAI Nosso Lar

Foto 3
Crédito: PASCOM | SANTO ANTÔNIO
Psicóloga do PAI Nosso Lar, Denise Alves Freire, juíza Ruth Menegatti e Frei Mateus – administrador da Santa Casa de Adamantina

Foto 4
Crédito: NO CLICK COM O SENHOR
Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplentes são apresentados a comunidade local

capa252