Seg, Abr

Dom Luiz celebra Domingo de Ramos na Catedral São Bento

Notícias da Diocese

A celebração que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém antes de sofrer sua Paixão, Morte e Ressureição deu início a Semana Santa. Na oportunidade, os fiéis fizeram suas contribuições para a Coleta Nacional da Solidariedade que, em todo o país, destina recursos que beneficiam projetos sociais.

Na manhã do domingo, dia 25, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, presidiu a missa do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor na Catedral Basílica Menor de São Bento Abade, em Marília. A celebração, que dá início a Semana Santa, recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém antes de sofrer sua Paixão, Morte e Ressureição.

catedral domingoderamos4

O rito de benção dos ramos aconteceu nas escadarias da Capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão para o interior da Catedral, onde acompanharam a narração da Paixão de Jesus.

catedral domingoderamos1

Em sua homilia, Dom Luiz Antonio ressaltou que o relato da Paixão é repleto de personagens e exprime a realidade de amor que levou Jesus à cruz, e indagou: “cabe a nós escolher com qual atitude queremos entrar na história da Paixão de Cristo. Se é com a atitude de Cireneu, que se coloca ao lado de Jesus, para carregar com ele o peso da cruz, ou se queremos entrar com a atitude de Judas, de Pedro, de Pilatos e daqueles que olham de longe para ver como irá terminar aquele episódio”.

catedral domingoderamos3

Como em todas as comunidades católicas do Brasil, os centenas de fiéis que lotaram a Catedral São Bento fizeram suas doações para a Coleta da Solidariedade como gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, em 2018, refletiu a superação da violência. Os recursos arrecadados serão destinados para os fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade que beneficiam projetos sociais.

SEMANA SANTA

A celebração do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, bem como todas as atividades da Semana Santa, acontecem até o próximo domingo, dia da Ressureição de Cristo, em todas as paróquias da Diocese de Marilia.

Amanhã, dia 27, às 19h30, na Matriz São José, em Osvaldo Cruz, ocorrerá a missa da Unidade, conhecida como celebração dos Santos Óleos. Na ocasião, Dom Luiz, com a presença do bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini, e de todos os padres e fiéis representantes das comunidades paroquiais, consagrará o óleo do Santo Crisma e abençoará os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos que, no decorrer do ano, serão utilizados na administração dos sacramentos.

“Procure as atividades da tua paróquia e junte-se aos católicos do mundo inteiro para celebrarmos a Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo”, convida o bispo diocesano.

Confira como o Domingo de Ramos foi celebrado em nossas comunidades paroquiais visitando nossa página oficial no Facebook

Texto: Tiago Barbosa | Fotos: Érica Montilha

Ordenação Diaconal
clique na imagem para saber mais