Qua, Nov

Encontro de agentes e assessores reflete o papel dos leigos na transformação da sociedade

Notícias da Diocese

Em sua 35ª edição, o Encontro de Assessores e Agentes de Pastoral da Diocese de Marília, trabalhou indicações para a vivência do Ano Nacional do Laicato.

diocese encontrodeagentes6

Cerca de 200 pessoas participaram ontem, dia 18, do 35º Encontro de Assessores e Agentes de Pastoral da Diocese de Marília. A iniciativa, realizada no Centro Universitário de Adamantina (UniFai), em Adamantina, reuniu leigos coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPP) das 62 paróquias e três pró-paróquias da Diocese e padres e religiosos assessores de organismos e pastorais diocesanas.

O encontro, que contou com a presença do bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, marcou o início das atividades pastorais da Diocese no Ano Nacional do Laicato.

Em sua homilia, Dom Luiz motivou os fiéis para que vivem com autenticidade o ano em que a Igreja dedica aos leigos: “vençamos o pessimismo que pode paralisar nossas atividades pastorais. Que sejamos sal da terra e luz do mundo!”.

diocese encontrodeagentes5

Após a celebração da missa, os participantes contaram com a explanação do Padre Willians Roque de Brito, assessor da Urgência Pastoral 1, Igreja em estado permanente de missão, sobre a relação do Plano Diocesano de Pastoral 2017-2020 (PDP) com o Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14). Em seguida, o assessor da Urgência Pastoral 5, Igreja a serviço da vida plena para todos, Padre José Carlos Vicentin, trabalhou as indicações para a vivência do ano dedicado aos leigos.

diocese encontrodeagentes3

Os agentes de pastoral e assessores ainda foram divididos em 20 de grupos de reflexão para discutirem questões referentes à formação e participação dos leigos e leigas na transformação da sociedade. Uma síntese das partilhas, realizada pelo Padre Ademilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral, e a bênção do bispo diocesano encerraram o evento.

Texto: Tiago Barbosa | Fotos: Milton Ura e Carla Dias | Diocese de Marília.