Seg, Jun

Grupo da Diocese de Marília visita Igreja na Amazônia

Notícias da Diocese

Cinco padres, um seminarista e quatro leigos da Diocese de Marília se encontram no Estado do Amazonas para uma experiência na Diocese de Coari. O contato missionário é fruto do acordo de Igrejas-Irmãs firmado pelos dois bispos diocesanos.

Desde o último dia 23 de janeiro até o próximo dia 02 de fevereiro, uma comitiva da Diocese de Marília (SP) se encontra no coração do Estado do Amazonas, na Diocese de Coari, para uma experiência missionária.

coari visitamissionaria5

O grupo, composto de cinco padres, um casal, dois candidatos ao diaconato permanente e um seminarista, foi dividido nas cidades de Beruri, Codajás e Coari. Durante a estadia, os missionários visitam famílias, participam de celebrações e conhecem a realidade social e eclesial das comunidades urbanas e rurais, marcadas pela população ribeirinha.

coari visitamissionaria2

“Estar em Coari tem a motivação de atender ao chamado missionário de Jesus. Sair de si e encontrar novas realidades onde se vive a fé”, ressaltou o Pe. Willians Roque de Brito, assessor da dimensão missionária na Diocese de Marília.

coari visitamissionaria3

A programação do contato missionário foi preparada pelo coordenador de pastoral da Diocese de Coari, Pe. Valdivino Araújo. Durante as visitas, os missionários da Diocese de Marília são acompanhados por leigos e pelo clero coariense. “Aprendi nesses dias de missão o verdadeiro valor de ser pequeno, de se fazer pequeno para que a graça de Deus aja em nós”, destacou o leigo Eduardo Caparroz, um dos candidatos ao diaconato permanente que integra o grupo de missionários.

coari visitamissionaria4

IGREJA-IRMÃ

A atividade missionária acontece por ocasião do acordo de Igrejas-Irmãs firmado há pouco mais de um ano entre Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, e o bispo de Coari, Dom Marcos Piatek.

A nova Igreja-Irmã da Diocese de Marília tem a extensão territorial de 117.235 m2 e, atualmente, conta com 10 paróquias, 14 padres e um diácono. “Viver esses dias de missão foi uma experiência muito boa, onde o próprio Cristo renovou meu ministério. Senti que preciso agir mais na dimensão missionária”, relatou o Pe. Claudinei de Almeida Lima, que, na Diocese de Marília, atua em uma das extremidades do território diocesano, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.

Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato