Dom, Dez
Clique aqui para baixar

Missa celebra os 64 anos da diocese de Marília

Notícias da Diocese

Celebração reuniu centenas de fiéis na Catedral de São Bento. Na ocasião, os presentes também prestaram homenagens aos bispos falecidos.

Na noite de ontem, em missa especial realizada na Catedral Basílica de São Bento, os fiéis católicos comemoraram o aniversário de criação da diocese de Marília. Em 2016, a diocese, que abrange 37 municípios da região Alta Paulista do Estado de São Paulo, completa 64 anos.

A cerimônia, presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini, reuniu centenas de fieis. Além dos devotos, o evento contou com a presença do bispo emérito, dom Osvaldo Giuntini, de padres, religiosos e seminaristas.

Em sua homilia, retomando o trabalho pastoral dos bispos que o antecederam, dom Luiz Antonio lembrou toda a história diocesana desde a criação com o então bispo de Lins, dom Henrique Gelain, que atuou como Administrador Apostólico entre os anos de 1952 e 1954, até o bispo emérito que governou a diocese de 1992 a 2013.

Dirigindo-se ao bispo emérito, dom Luiz Antonio manifestou sua gratidão: “Dom Osvaldo, pelos inúmeros serviços prestados, com humildade e mansidão, ao longo de mais de trinta anos, todos nós lhe somos profundamente agradecidos”.

O bispo diocesano motivou que o clero e os leigos rezem e trabalhem diariamente em favor da diocese e, por meio de uma prece, os encorajou para que abracem, como prioridade, o Primeiro Plano Diocesano de Pastoral. “Devemos ter sempre diante de nós o exemplo de Cristo e assumir o autêntico espírito de serviço evangélico para com a porção do povo de Deus que nos foi confiada”, concluiu.

Ao final da celebração, os presentes recitaram a Oração pela Diocese de Marília e, com ofertas de flores, prestaram homenagens aos primeiros bispos diocesanos, dom Hugo Bressane de Araújo e dom frei Daniel Tomasella, que estão sepultados na cripta da catedral.

Fotos de Érica Montilha

64aniversariodiocese02

64aniversariodiocese0364aniversariodiocese0464aniversariodiocese0564aniversariodiocese06