Qua, Jun

Vida Consagrada é tema da 40ª Assembleia Diocesana

Notícias da Diocese

Aproximadamente mil e quinhentas pessoas se reuniram na manhã de ontem, em Tupã, para a realização da quadragésima edição da assembleia diocesana. Com tom festivo, a iniciativa lembrou a atuação dos consagrados na evangelização da Alta Paulista e ainda por meio do Fundo de Solidariedade destinou R$ 127.629.00 a projetos sociais.

Motivados pelo tema ‘A vida consagrada na evangelização da Diocese de Marília’, cerca de mil e quinhentos fieis, acompanhados do clero e dos consagrados que atuam no território diocesano, se reuniram na manhã de ontem, dia 27, para a realização da 40ª Assembleia Diocesana que aconteceu no Ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus Avançado de Tupã.

Segundo o coordenador diocesano de Pastoral, padre Ademilson Luiz Ferreira, por ocasião do ‘Ano da Vida Consagrada’, convocado pelo papa Francisco, a quadragésima edição da assembleia foi celebrativa com a intenção de resgatar a presença dos religiosos que contribuíram na evangelização e solidificação do trabalho eclesial na Diocese de Marília.

“Obrigado pela participação de todos. É um momento importantíssimo, tanto pela sua relevância na nossa caminhada pastoral, como para despertar em nós o desejo de viver a mística do encontro”, ressaltou o bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini na abertura do evento.

Por meio da explanação do padre Tony Funabashi Takuno e de dramatizações realizadas pelos jovens do Santuário do Sagrado Coração de Jesus da cidade de Vera Cruz, os presentes acompanharam a história do início da evangelização em toda a região da Alta Paulista, bem como o papel e a importância da vida consagrada nos primórdios da diocese.

O segundo bispo diocesano, de saudosa memória, o franciscano capuchinho dom frei Daniel Tomasella, e o trabalho de inúmeras congregações que atuaram nas paróquias e nas novas frentes pastorais surgidas ao longo das décadas, também foram lembrados na explicação. Os institutos religiosos ainda tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e carismas em stands espalhados pelo recinto.

Ainda pela manhã, o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) entregou cheques para 24 projetos sociais, totalizando o valor de R$ 127.629.00 em contribuições. As iniciativas contempladas estão ligadas as paróquias, pastorais, associações e movimentos que tiveram seus pedidos aprovados pelo bispo, pelo conselho gestor e pela diretoria do FDS.

A 40ª Assembleia Diocesana teve o seu ponto alto com a celebração da missa. Em sua homilia, dom Luiz Antonio destacou o esforço do encontro das três regiões pastorais para agradecer a Deus pelo carisma, vida e trabalho dos irmãos e irmãs religiosos presentes no perímetro diocesano. O bispo ainda disse do grande significado da união de todos os agentes de pastoral para viver a mística do encontro: “a comunhão é essencial para quem quer viver o cristianismo”.

A Assembleia também contou com a presença do bispo emérito de Marília, dom Osvaldo Giuntini. Um momento de lanche oferecido pela Diocese encerrou o evento.

Ver album no Flickr

edicao250