Seg, Abr

Igreja servidora é tema do curso de atualização para leigos e consagrados da diocese

Notícias da Diocese

Cerca de 100 líderes paroquiais de toda a Diocese de Marília estiveram reunidos em Adamantina, na Casa Pastoral Dom Osvaldo Giuntini, para curso de atualização. Missas e orações diárias, adoração ao Santíssimo e a exibição de filme marcaram o encontro que aconteceu no final de semana.

Para proporcionar uma formação específica e consciente entre os agentes de pastoral, a Diocese de Marília ofereceu o tradicional curso de atualização para leigos e consagrados. Neste ano, sob o tema ‘Igreja servidora’, o encontro concentrou aproximadamente 100 líderes de comunidades de todo o território diocesano na Casa Pastoral Dom Osvaldo Giuntini, em Adamantina.

O curso de atualização teve início na última sexta-feira, dia 28 de agosto e se encerrou no final da manhã de hoje, dia 30, com missa dominical presidida pelo bispo, dom Luiz Antonio Cipolini e almoço de confraternização entre os participantes.

De acordo com os organizadores do evento, o foco dos três dias de reflexão foi oferecer aos leigos e consagrados informações básicas para que as pastorais, movimentos e comunidades paroquiais sejam instrumentos na construção de uma sociedade servidora. “Quem participou além de receber uma boa formação, também recebeu ótimas dicas sobre como trabalhar na igreja, de como se colocar a serviço”, explicou o padre Ademilson Luiz Ferreira, coordenador de pastoral na diocese.

Ao todo, o curso possuiu três palestras, cada qual num período, divididas entre três clérigos assessores. A primeira ficou a cargo do padre Wagner Antonio Montoz, de Pacaembu, que explicou sobre o ‘Magistério da Igreja Universal’. Enquanto a próxima intervenção, com o tema ‘Magistério da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil’ (CNBB), foram ministradas pelo padre de Panorama, José Ferreira Domingos.

E, por fim, a última palestra sobre a própria ‘Diocese de Marília’ foi assessorada pelo diácono Adeflor Xavier Pereira Junior. A celebração de missas, orações diárias em comunidade, adoração ao Santíssimo Sacramento e a exibição do filme brasileiro sobre a vida da Irmã Dulce também marcaram os dias do encontro organizado pelo Centro Diocesano de Pastoral.

“Se doar mais para a construção de uma Igreja solidária” é a entusiasmada reflexão que o leigo Junior Valverde vai levar para seus companheiros da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista.

Já a tupãense irmã Ângela Inês Castro de Aguiar, da Associação dos Irmãos e Irmãs Samaritanos, avaliou o curso positivamente e afirmou que todas as palestras contribuíram para que o conteúdo apresentado seja aplicado nas diversas realidades pastorais: “o olhar agora é de serviço”, concluiu a religiosa.

Veja o algum no flickr