Seg, Jun

Seminaristas recebem ministérios de acólito e leitor

Notícias da Diocese

Em celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Antônio Cipolini, sete seminaristas foram instituídos leitores e, outros sete, investidos acólitos, no último domingo, dia 16, na Catedral. Com o rito do leitorado e acolitato, os candidatos às Ordens Sacras dão um passo significativo no discernimento vocacional.

No último domingo, dia 16, na Catedral Basílica de São Bento, em Marília, na celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Antônio Cipolini, com a presença de dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito e de inúmeros padres, diáconos e do povo de Deus, alguns seminaristas foram instituídos leitores e acólitos.

Entrevista com Dom Luis sobre a Missa de Instituição do Ministério de Acolitato e Leitorato

Denismar André, Edson Barbosa, Marcos Maciel, Rafael Lopes, Renan Takizawa, Thiago Carlos e Tiago Barbosa receberam o ministério de leitores. Já os seminaristas Francisco Andrade, Guilherme Massoca, Jackson Brasil, Luan Domingues, Marcelo Feltri, Marcelo Henrique e Silvio Quaio foram constituídos acólitos. Todos eles cursam bacharelado em Teologia na Faculdade João Paulo II (FAJOPA) de Marília e residem no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA), também na mesma cidade.

Missa de Instituição do Leitorato e Acolitato aos seminaristas

O leitorado e o acolitato são ministérios concedidos aos seminaristas, que se preparam para o sacramento da Ordem, como parte integral de todo o processo formativo. O leitor é investido para que o candidato às Ordens Sacras possa proclamar a Palavra de Deus e, de forma especial, ensiná-la na catequese com o povo. Enquanto a função do acólito é a de auxiliar o diácono no serviço do altar e ajudar ao sacerdote nos atos litúrgicos, particularmente na Santa Missa, para estar sempre mais próximo do Mistério Eucarístico.

Por ocasião da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, dom Luiz disse que Maria é modelo de fé para todos os cristãos, pois ao contrário de Zacarias, ela acreditou em Deus e deu um ‘Sim’ total à Palavra.

Album de fotos

Não conseguiu visualizar? clique aqui

“A Assunção, para Maria, é, sem dúvida, um privilégio, mas não um privilégio que a separa de nós, antes a aproxima, por isso, a celebração de hoje nos convida a um compromisso sério ao serviço do Senhor e dos nossos irmãos, no quotidiano da nossa existência”, exortou o bispo diocesano se dirigindo ao povo de Deus e aos seminaristas que, com o rito do leitorado e acolitato, dão um passo significativo no discernimento vocacional.

Em sua homilia, dom Luiz ainda lembrou que o Papa Francisco nos ensina que é no seio da comunidade que todo crente descobre sua vocação e seus dons, neste sentido, os diversos carismas não devem gerar confusão entre os cristãos, pois “são todos presentes que Deus dá à comunidade, para que possa crescer harmoniosa, na fé e no seu amor, como um só é o Corpo de Cristo”.

ESPIRITUALIDADE E CONVIVÊNCIA

No dia 14, sexta-feira, os 17 seminaristas teólogos participaram de uma tarde de espiritualidade com o objetivo de preparar os estudantes do primeiro ano de Teologia para o rito de Admissão, que aconteceu no dia seguinte e, os 14 seminaristas, dos demais anos, para o leitorado e acolitato concedido por dom Luiz no domingo. O encontro espiritual aconteceu no Seminário Propedêutico São Pio X e foi conduzido pelo reitor, Padre Luciano Pontes.

Já no sábado, dia 15, todos os 25 seminaristas diocesanos – do Propedêutico, Filosofia e Teologia – se reuniram com o bispo diocesano e com os padres formadores para um dia de convivência.

Na ocasião, iniciada com a missa, dom Luiz admitiu os seminaristas Éder Bruno, Danilo Cordeiro, Rafael Lopes e Vitor Pinheiro, às Ordens Sacras. Com o rito da Admissão, os quatro estudantes de Teologia foram oficialmente congregados aos candidatos ao diaconato e presbiterado. Neste dia, o bispo completou 29 anos de ordenação sacerdotal, por isso, todo o dia foi reservado para confraternização com os seminaristas.

convivenciaseminaristas

edicao250