A Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) celebra, neste ano, o Centenário de Presença Passionista no Brasil.
A celebração do centenário foi marcada em Osvado Cruz. Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, celebrou a Missa em Ação de Graças no dia 06 de junho, aniversário da cidade de Osvaldo Cruz, enfatizando a presença passionista em terras brasileiras e sobretudo em Osvaldo Cruz.
Na oportunidade recebeu das mãos do prefeito municipal, Walter Luiz Martins, o decreto que nomina uma avenida da cidade como Avenida dos Passsionistas.
Após a bela celebração, Dom Osvaldo foi recepcionado no salão paroquial para um coquetel que celebrou três grandes motivações: Centenário dos Passionistas no Brasil, Setenta anos de Osvaldo Cruz e Jubileu de Prata Sacerdotal do Padre Arlindo Vieira, que trouxe a reliquia de São Paulo da Cruz de Curitiba.
A Igreja de Marília, a Congregação Passionista e a cidade de Osvaldo Cruz se rejubila neste ano de Graça.
{jathumbnail off}
São muitas as expressões celebrativas programadas para este ano jubilar. Dentre elas destacamos as promovidas pela Paróquia São José de Osvaldo Cruz, que, há 53 anos, integra a história desta Congregação, a saber:
- 22 de maio de 2011 - Romaria a Igreja do Calvário - Pinheiros São Paulo - sede provincial dos passionistas, por ocasião da ordenação de um Diácono osvaldocruzense.
- 2- 06 de junho de 2011 - Missa em ação de Graças presidida por Sua Exa.Revma D. Osvaldo Giuuntinni - com acolhida da reliquia do santo fundador, São Paulo da Cruz - SP0 - 6 de junho de 2011
- Decreto 3588 do Prefeito Municipal de Osvaldo Cruz -SP, nos 70 anos da cidade de Osvaldo Cruz, de uma avenida denominada " Passionistas", com inauguração prevista para o final do mês com a presença do Governador do Estado
- 20 a 22 de junho - Semana Eucarística com o tema: "São Paulo da Cruz e a Eucaristia" com a presença do Padre Amilton Manoel da Silva
- De 01 a 04 de julho de 2011 - Visita do Superior Provincial a Osvaldo Cruz e exposição de fotografias antigas dos passionista no Brasil
- 10 de julho de 2011 - Translado das reliquias de São Paulo da Cruz a São Carlos - SP
- Missa em Ação de graças pelo aniversário do Padre Hélio Alves de Oliveira com enfâse a sua vida missionária
- 30 de julho de 2011 -Romaria a Aparecida - concentração dos passionistas no Santuário Nacional e celebração de Santa Missa
- De 06 a 09 de setembro - A Missão de Paulo da Cruz e os Passionistas, ontem e hoje
- Outubro de 2011 - Visitas Missionárias em Salmourão
- 02 de Novembro - Missa pelos benfeitores passionistas de Osvaldo Cruz - Inauguração da Galeria dos padres falecidos
- 18 de Novembro 2011 - Celebração dos 95 anos do Passionista mais longevo do Brasil - Padre Lucas Costa
- 12 a 16 de Dezembro - Semana Missionária Vocacional em Osvaldo Cruz
- Ordenação do Diácono Vitor Hugo Lourenço, com a presença do Arcebispo da Diocese de Goiás, Dom Washigton Cruz, CP, e Dom Osvaldo Giuntin, bispo de Marília

O Provincial Padre Boaventura Mansur Guérios, por falta de padres, recusou a solicitação do Bispo. Diante da negativa, Dom Hugo se valeu da Santa Sé para intervir em favor de seu pedido junto a Cúria Geral.
O Superior Geral de Roma determinou que se aceitasse, ao que a Provincia acolheu enviando no dia 27 de Dezembro de 1957 o missionário Padre Alberto Casavecchia acompanhado do Padre Atánasio Vidolin. O primeiro pároco passionista foi o Padre Angelo Grando com o vigário Padre Gregório Ligeri.

Os Passionistas se comprometem, através de um voto especial, a promover a Memória da Paixão de Cristo (Memória Passionis) com a palavra e com a própria vida. Procuram fazê-lo, sobretudo, com a pregação e com a sua presença junto dos pobres e dos marginalizados por qualquer razão, os "crucificados" de hoje.

Padre Marcos Leite Azevedo, CP
Pároco da Paróquia São José de Osvaldo Cruz