Sab, Abr

Brasil e o mundo

O Papa Francisco nomeou o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, como membro da Congregação para os Bispos, na manhã desta quinta-feira, dia 4 de março. Na ocasião, também foi nomeado para a mesma função o cardeal americano Joseph William Tobin, de Newark. “Recebo esta nomeação com humildade e gratidão ao Papa Francisco, esperando contar com a graça de Deus e as orações de todos, para poder cumprir de modo fiel e generoso esse serviço à Igreja”, afirmou o Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos. Portanto, tem um campo de atuação vasto e de especial importância na Igreja. “A nomeação representa um gesto de bondade do Papa em relação a mim e, sobretudo, de grande estima e consideração pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil. A nomeação para ser membro da Congregação para os Bispos não é uma honraria, mas sim um serviço muito exigente que sou chamado a prestar à Igreja, a pedido do Papa, continuando minha missão de Arcebispo de Salvador”, disse Dom Sergio.

O atual prefeito da Congregação para os Bispos é o cardeal canadense Marc Ouellet e o Secretário é o bispo brasileiro Dom Ilson Montanari. É importante recordar que Dom Lucas Moreira Neves, que foi Arcebispo de Salvador de 1987 a 1998, desempenhou o ofício de prefeito da Congregação para os Bispos.

Fonte: Papa Francisco nomeia Cardeal Dom Sergio da Rocha como membro da Congregação para os Bispos | Arquidiocese de São Salvador da Bahia (arquidiocesesalvador.org.br)