Dom, Set

Mês da Bíblia será marcado pela solidariedade

Brasil e o mundo

Durante o mês, a Igreja convida todos a conhecerem mais a fundo a Palavra de Deus.

No Brasil, a Igreja Católica dedica o mês de setembro às Sagradas Escrituras, intitulando-o como o “Mês da Bíblia”.

Oficializado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no ano de 1976, “o Mês da Bíblia” foi idealizado em razão do dia de São Jerônimo, celebrado no último dia de setembro.

O Santo, que viveu entre os anos de 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmasso que lhe deu a missão de traduzir as Escrituras Sagradas para o latim e com a realização do seu feito foi proliferado a Palavra de Deus em todo o ocidente. Este ano, por conta da Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Igreja teve que se reformular em meio às realizações do mês convidando os fiéis a refletirem os versículos bíblicos em suas casas.

Sendo assim, o convite é que todos se dediquem mais a fundo à Palavra de Deus, buscando ao menos uma hora do dia à leitura de um versículo tendo em sequência uma oração meditada.

Este ano, o tema proposto será “Abre tua mão para teu irmão” (Dt 15,11). Segundo a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Irmã Izabel Patuzzo, o lema remete a questão da solidariedade tendo Santa Dulce dos Pobres como motivação.