Qui, Fev

Jovens espanhóis entregam Cruz da JMJ para brasileiros

JMJ

JMJ-Rio-2013-confirmadaDepois de um dia de forte calor durante o dia e uma vigília eucaristica à noite debaixo de chuva, mais de um milhão de jovens do mundo inteiro presentes em Quatro Vientos, em Madri, participaram da missa de envio presidada pelo Papa Bento XVI exclamando diversas vezes: "Está é a juventude do Papa!"

Em missa concelebrada com centenas de bispos e milhares de sacerdotes, o Papa Bento XVI enviou os jovens para serem missionários em suas comunidades e motivou o clero a insitir na pastoral juvenil. Disse que ficou impressionado pelo entusiasmo dos jovens e pediu que todos levassem essa alegria para os jovens que nos esperam em nossas realidades.

Ao final da missa o Papa anunciou ao mundo que a próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Diante de uma explosào de alegria por parte dos brasileiros, a delegacào oficial da CNBB recebeu a Cruz e o ícone de Nossa Senhora das mãos de jovens espanhóis com a responsabilidade de preparar o maior evento católico do mundo em 2013.

Confira um vídeo sobre o anúncio da JMJ no Brasil:

Assim disse o Papa em lingua portuguesa: “Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro”. (...) “Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha (sobre a Cruz) e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”.

Após oscular o altar e cumprimentar os Reis da Espanha o Papa se dirigiu aos jovens brasileiros com a Cruz e cumprimentou os brasileiros em festa. Sua alegria em anunciar o Brasil para a próxima jornada era visível e contagiante. Agora, temos uma grande responsabilidade, pois o Papa confiou essa missão a todos nós!

Ao final do dia, os brasileiros se reuniram na Praça Madri Rio numa grande festa comemorativa pelo anuncio da próxima Jornada que será realizada no Brasil. Embora todos se apresentassem exaustos pela atividade intensa em Quatro Vientos, ainda sobrou forcas e animação para festejar com a Banda Shalom, Rosa de Saron, Banda Dominus, Beatrix, DDD (Doindin de Deus), Dunga, entre outros. Estiveram presentes vários bispos do Brasil, entre eles, Dom Benedito, de Presidente Prudente, e a atriz Mirian Rios. O evento encerrou-se com a passagem da Cruz da JMJ que chegará em São Paulo no dia 18 de setembro deste ano.

Agora, arrumamos as malas para retornar ao nosso país levando as maravilhosas experiências vividas na Espanha. Todos queremos permanecer firmes na fé com as bênçãos do Santo Padre.

Hasta luego!

Pe. Manoel Carlos Nery de Souza