Qui, Fev

Jovens aguardam o Papa em Madri

JMJ

01_JMJ_valenciaTerminada a Pré-Jornada em Valência, assim como em todas as dioceses da Espanha, o Arcebispo Dom Carlos Osoro Sierra, rodeado de outros bispos e padres, celebrou a missa de envio dos jovens na praça central da Catedral da Virgem dos Desamparados, serviu a paeja valenciana aos peregrinos no almoco, a comida mais popular da Espanha, e presidiu a oração do terço luminoso à noite na orla marítima.

Hoje pela manha chegamas a Madri onde fomos acolhidos numa quadra escolar e recebemos o Kit do Peregrino. A programação é contagiante com atividades culturais e litúrgicas. Porém, a expectativa maior será a chegado do Papa Bento XVI à cidade e as celebrações que serão presididas por ele.

A experiência da Jornada tem sido um grande desafio, pois encontramos aqui uma hospedagem pouco cômoda. Dormimos em quadras escolares, banheiros abertos e realizamos grandes caminhadas. Porém, os jovens enfrentam estes desafios de forma muito alegre e com grande disposição. Vemos muitos grupos rezando, cantando e se divertindo. Somos afinal, peregrinos com o Papa peregrino tendo Jesus a nossa frente!

Embora os católicos espanhóis estejam se esforçando para nos acolher e promover a Jornada, percebemos muitas críticas dos meios de comunicação social e chegamos a enfrentar questionamentos de ateus e grupos contrarios as orientações do Papa. De modo geral sentimos na prática o que o Papa chama de arrogância da razão e a influência do secularismo. A Espanha, assim como muitos países da Europa, vive um grande crise econômica, mas também de identidade, inclusive religiosa.

Assim, creio que a presença destes jovens com sua alegria, fé e esperança possa ajudar a Europa a recuperar sua vocação cristã que tanto bem fez ao mundo e também ao nosso país. É dando que se recebe!

Vimos em Valência jovens rezando, cantanto e interagindo em Igrejas, praças, restaurantes e até na praia. Em nosso alojamento ficamos com os austríacos, tendo como tradutor um jovem que realizou servico social um ano em São Paulo na Pastoral Carcerária e agora está de volta a Áustria. Um grande intercambio de culturas e de fé!

Nos unimos a toda juventude de nossa diocese, para que tudo o que estamos vivendo aqui na Espanha sirva de entusiasmo para evangelização dos jovens em nossas comunidades.

Pe. Manoel Carlos Nery de Souza
Peregrino com os jovens em Madri