21
Qui, Fev

Jovens aguardam o Papa em Madri

JMJ

01_JMJ_valenciaTerminada a Pré-Jornada em Valência, assim como em todas as dioceses da Espanha, o Arcebispo Dom Carlos Osoro Sierra, rodeado de outros bispos e padres, celebrou a missa de envio dos jovens na praça central da Catedral da Virgem dos Desamparados, serviu a paeja valenciana aos peregrinos no almoco, a comida mais popular da Espanha, e presidiu a oração do terço luminoso à noite na orla marítima.



Hoje pela manha chegamas a Madri onde fomos acolhidos numa quadra escolar e recebemos o Kit do Peregrino. A programação é contagiante com atividades culturais e litúrgicas. Porém, a expectativa maior será a chegado do Papa Bento XVI à cidade e as celebrações que serão presididas por ele.

A experiência da Jornada tem sido um grande desafio, pois encontramos aqui uma hospedagem pouco cômoda. Dormimos em quadras escolares, banheiros abertos e realizamos grandes caminhadas. Porém, os jovens enfrentam estes desafios de forma muito alegre e com grande disposição. Vemos muitos grupos rezando, cantando e se divertindo. Somos afinal, peregrinos com o Papa peregrino tendo Jesus a nossa frente!

Embora os católicos espanhóis estejam se esforçando para nos acolher e promover a Jornada, percebemos muitas críticas dos meios de comunicação social e chegamos a enfrentar questionamentos de ateus e grupos contrarios as orientações do Papa. De modo geral sentimos na prática o que o Papa chama de arrogância da razão e a influência do secularismo. A Espanha, assim como muitos países da Europa, vive um grande crise econômica, mas também de identidade, inclusive religiosa.

Assim, creio que a presença destes jovens com sua alegria, fé e esperança possa ajudar a Europa a recuperar sua vocação cristã que tanto bem fez ao mundo e também ao nosso país. É dando que se recebe!

Vimos em Valência jovens rezando, cantanto e interagindo em Igrejas, praças, restaurantes e até na praia. Em nosso alojamento ficamos com os austríacos, tendo como tradutor um jovem que realizou servico social um ano em São Paulo na Pastoral Carcerária e agora está de volta a Áustria. Um grande intercambio de culturas e de fé!

Nos unimos a toda juventude de nossa diocese, para que tudo o que estamos vivendo aqui na Espanha sirva de entusiasmo para evangelização dos jovens em nossas comunidades.

Pe. Manoel Carlos Nery de Souza
Peregrino com os jovens em Madri

Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais