Ter, Nov
Clique aqui para baixar

Regional inicia a 41ª Assembleia das Igrejas Particulares

Sul 1 e Sub-Região de Botucatu

Bispos, padres e agentes de pastoral de todo o Estado de São Paulo se reúnem até o próximo domingo para estudos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) para o quadriênio de 2019 e 2023

Nesta sexta-feira, dia 25, teve início, em Aparecida (SP), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, a 41ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP). Os trabalhos seguirão até o próximo dia 27, domingo, e contarão com momentos de apresentação e reflexão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) para o quadriênio de 2019 e 2023, indicações para a evangelização no contexto urbano e relatos dos projetos missionários motivados pelo Regional.

O primeiro dia da Assembleia teve a assessoria do bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, que, após a apresentação das DGAE, ressaltou o papel das comunidades eclesiais missionárias na cultura urbana.

“As comunidades são espaços propícios para levarmos Jesus Cristo aos nossos irmãos e irmãs utilizando todos os recursos possíveis”, ressaltou o assessor que, ao falar do empenho na aplicação das Diretrizes, concluiu: “não trata-se de um caminho novo, mas um novo jeito de caminhar”.

O encontro anual, com a participação de bispos, padres, religiosos e agentes de pastoral, reúne, em 2019, cerca de 230 pessoas.

ASSESSOR

Nomeado em 2015 pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, dom Leomar foi um dos componentes da comissão composta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a organização das DGAE.

Foto: Pe. Davi Cruz/Diocese de Santo Amaro
O assessor é mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), em 1993, e doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade San Tommaso, em Roma, nos anos 2000.

MISSA

As atividades deste primeiro dia da assembleia se encerraram com uma missa em Memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

Por Padre Tiago Barbosa/Diocese de Marília e membro da Assessoria de Imprensa da Assembleia