Ter, Nov
Guia Pastoral Diocesano 2019
Clique aqui para baixar

Evangelização urbana e missionariedade marcam reflexão da Assembleia das Igrejas

Sul 1 e Sub-Região de Botucatu

Os trabalhos deste sábado, dia 26, contaram com o relato do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, que integrou, no mês de agosto, uma comitiva missionária na Diocese africana de Pemba

O segundo dia da 41ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do Regional Sul 1 da CNBB, em Aparecida (SP), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, foi marcado pela reflexão sobre a evangelização urbana e por um testemunho missionário.

Pela manhã, com assessoria do Pe. Vânio da Silva, do clero de Florianópolis (SC), os cerca de 230 participantes, entre bispos, padres, religiosos e leigos, refletiram indicações para a evangelização no contexto da cultura urbana e a vivência da espiritualidades em grandes centros.

“Numa sociedade em mobilidade, a Igreja precisa se firmar como um lugar de estabilidade, de anúncio de Jesus Cristo”, considerou sacerdote que é assessor da Pastoral Vocacional e reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de Florianópolis.

Foto: Pe. Marcos Vinicius/Pascom
À tarde, por meio de trabalhos em grupos, os participantes fizeram apontamentos a partir de tudo que foi meditado na AIP, levando em consideração o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil. Após, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, falou de sua visita missionária à Diocese de Pemba, na África, no mês de agosto, integrando uma comitiva do Regional.

Dom Benedito Beni dos Santos, administrador apostólico da Diocese de Lorena, falou sobre as atividades do Sínodo da Amazônia. Os trabalhos do sábado na Assembleia foram concluídos com a recitação do terço missionário e uma coleta para as obras do Regional na Amazônia e na África.

PÓS-GRADUAÇÃO

O Conselho Missionário do Regional Sul 1 (Comire) lançou, em parceria com a Faculdade João Paulo II (Fajopa), de Marília, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão Universitária em Missiologia na modalidade à distância (EAD). Com duração de 13 meses, a iniciativa é destinada a ministros ordenados, religiosos e leigos engajados nas atividades missionárias.

Por Padre Tiago Barbosa/Diocese de Marília e membro da Assessoria de Imprensa da Assembleia.