Seg, Jun

Exortação Amoris Laetitia foi o tema central da 38ª Assembleia das Igrejas

Sul 1 e Sub-Região de Botucatu

“Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia” foi o tema central da 38ª Assembleia das Igrejas Particulares, de 14 a 16 de outubro, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP).

assembleiadasigrejas encerramento02A Diocese de Marília estava presente, representada pelo Pe. Ademilson Luiz Ferreira, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Carlos Roberto dos Santos, secretário da província de Botucatu, Jaime Luis Piassa da Pastoral Familiar e do Movimento Encontro de Casais com Cristo, o casal Marcio José Yoshimura e Aparecida Antônio Yoshimura.

O tema central foi escolhido, dentre outras sugestões apresentadas durante a Assembleia Regional dos Bispos, realizada em junho, em Aparecida. Para ajudar na preparação da Assembleia das Igrejas foi elaborado um subsídio e enviado aos participantes. Dom João Bosco Barbosa de Souza, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB Nacional e bispo diocesano de Osasco, fez a apresentação sobre o tema principal da 38ª Assembleia. No sábado, 15, o casal Pedro e Ketty de Rezende, da Arquidiocese de Campinas, que foram auditores no Sínodo dos Bispos, contaram sobre a experiência vivida durante o Sínodo. Os participantes reuniram-se em grupos e apresentaram as propostas para os questionamentos em plenário. Os frutos desta Assembleia serão apresentados em um subsídio que será preparado por Dom João Bosco.

A Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.

edicao250