Ter, Jan

Bispos do Estado de São Paulo se reúnem em Aparecida para Assembleia anual

Sul 1 e Sub-Região de Botucatu

‘A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão’ será a temática abordada na 79ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB. “Nosso objetivo é traçar caminhos para a felicidade das famílias cristãs”, enfatizou Dom Luiz Antonio.

sul1 assembleia03Bispos de todo o Estado de São Paulo com seus respectivos coordenadores diocesanos de pastoral em Assembleia, em Aparecida

De ontem, dia 7, até amanhã, quinta-feira, acontece em Aparecida (SP), a 79ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do Estado de São Paulo.

Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, se juntou aos seis arcebispos e cerca de trinta e três bispos do Regional para os dias de reflexão que acontecem no Hotel Rainha do Brasil. O coordenador diocesano de pastoral, padre Ademilson Luiz Ferreira, também participa da Assembleia.

O Regional Sul 1 da CNBB está organizado em oito Sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba). A Diocese de Marília pertence ao Sub-regional Botucatu, que tem como subsecretário o padre mariliense Carlos Roberto dos Santos, que também auxilia nos trabalhos da iniciativa em Aparecida.

sul1 assembleia01
Celebração de Abertura presidida por Dom Airton José dos Santos,presidente do Regional Sul 1 da CNBB

O início da Assembleia aconteceu na tarde de ontem, na Capela Externa do Hotel, com a celebração de abertura presidida por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB.

sul1 assembleia02Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, falando aos bispos do Estado sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia

Com o tema “A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão”, os participantes pretendem aliar as reflexões da última Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco (Amoris Laetitia) com a abordagem do Ano Extraordinário da Misericórdia.

“Nós bispos, através da oração, da reflexão e do encontro vamos procurar pistas de acolhida para esta realidade tão importante que é a família. Nosso objetivo é traçar caminhos para a felicidade das famílias cristãs”, informou Dom Luiz Antonio.

Fotos: Ana Lúcia Zombardi / Diocese de São José dos Campos