Dom, Dez

Sub-Região de Botucatu aborda Juventudes e CF 2013 em reunião

Sul 1 e Sub-Região de Botucatu

subbotucatu2013--3

Hoje (12/03) realizou-se no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos – Marilia SP, a reunião da Sub-Região Pastoral de Botucatu.  O encontro foi presidido pelo Arcebispo D. Mauricio Grotto de Camargo e coordenado pelo subsecretário da Região Pe. Carlos Roberto dos Santos.

A reunião contou com a presença dos demais bispos da província, dos coordenadores diocesanos de pastorais, coordenadores da Campanha da Fraternidade, membros do Setor Juventude das Dioceses que compõem a Sub-Região Pastoral, e assessores de  pastorais do sub-regional.

O tema abordado foi “ Juventudes e Campanha da Fraternidade 2013”. A metodologia usada foi: num primeiro momento, a apresentação, feita pelos padres Marcos Roberto Cesário (Diocese de Marília) e Wellington Supriano (Diocese de Bauru) da caminhada da Comissão para a Juventude do Sub-Regional de Botucatu, desde a sua criação. Eles apresentaram a evolução na organização e a importância que a Comissão para a Juventude teve ao fortalecer o Setor Juventude nas dioceses da Província de Botucatu.

Depois, num segundo momento houve reunião por diocese, quando se partilhou as alegrias e desafios que estão sendo enfrentados na organização das juventudes e na preparação e encaminhamentos da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude.

No terceiro momento foi exposto o que cada dioceses partilhou de suas dificuldades, alegrias  e desafios, junto com as propostas e sugestões que apontaram para a elaboração de um trabalho com as juventudes após a Jornada Mundial.

Foi um clima muito agradável de partilha. Percebeu-se que todos estão no mesmo barco e na mesma direção, apesar dos muitos desafios comuns. Muito positiva foi a troca de experiências pastorais, permitindo aos participantes aprender uns com os outros, e buscar soluções conjuntas para problemas similares.

Após a bênção, feita pelo Arcebispo D. Maurício, foi servido o almoço. Em seguida, houve reunião privativa dos bispos, e também dos coordenadores de pastoral.

subbotucatu2013--3 subbotucatu2013--3