Seg, Nov

Na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, o presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini, concelebrou no Santuário Nacional de Aparecida, uma missa em ação de graças pelo encerramento da missão de Dom Giovanni d’Aniello à frente da Nunciatura Apostólica do Brasil.

Entre os concelebrantes estavam o cardeal Odilo Pedro Scherer e diversos bispos do Estado de São Paulo.

A celebração não teve a participação presencial de fiéis, devido a pandemia de COVID-19.

Biografia

Dom Giovanni tem 65 anos e exerce a função de representante do Papa e da Santa Sé no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012.

Antes de ser enviado ao Brasil, ele foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, de 2001 a 2010, quando foi nomeado Representante da Santa Sé na Tailândia e Camboja.
Dom Giovanni começou a prestar Serviço Diplomático no dia 1º de junho de 1983, atuando no Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e no Setor para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
D’Aniello nasceu em Aversa (Caserta, Itália) em 5 de janeiro de 1955; foi ordenado sacerdote dia 8 de janeiro de 1978 e nomeado Bispo em 6 de janeiro de 2002; é Doutor em Direito Canônico e fala cinco línguas: Italiano, Inglês, Francês, Português e Espanhol.

O Papa Francisco nomeou no dia 1º de junho, Dom Giovanni d’Aniello, atual Núncio Apostólico no Brasil, para exercer o mesmo ofício na Federação Russa. (Com informações de Vatican News)

Em tempo de quarentena e preparação da Semana Santa a Pastoral da Saúde lançou neste Domingo de Ramos o primeiro podcast para ajudar agentes a meditar e rezar a Semana Santa

Na Semana Santa deste ano, sem celebrações nas igrejas, a Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB propõe acompanhar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor com base nos textos da liturgia do dia, por meio dos podcast.

Os textos foram organizados e gravados por Marcos Rubens, agente de Pastoral da Saúde.

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming. O podcast tem a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar. Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização. O podcast costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.

É possível ouvir o podcast da Segunda e Terça-feira da Semana Santa clicando abaixo.

Antifona de Entrada da Liturgia da Segunda feira da Semana Santa

Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)

Oração do dia Segunda feira da Semana Santa

Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo.
Antífona de entrada na terça feira da Semana Santa
Não me deixeis, Senhor, à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade (Sl 26,12).

Oração do dia

Deus eterno e todo poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo.

Fonte:https://cnbbsul1.org.br/pastoral-da-saude-cria-podcast-para-meditacao-da-semana-santa-em-tempos-de-pandemia/

Ontem, dia 17, os bispos da Província Eclesiástica de Botucatu se reuniram na cidade de Florínea, Diocese de Assis, para encontro anual por ocasião do Natal do Senhor.

O bispo diocesano de Marília, dom Luiz Antonio Cipolini, e o bispo emérito, dom Osvaldo Giuntini, se juntaram aos outros nove bispos que atuam na região.

Também participaram da confraternização natalina o arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo, os bispos dom Sérgio Krzywy, de Araçatuba, dom Frei Rubens Sevilha, O.C.D., de Bauru, dom Francisco Carlos da Silva, de Lins, dom Salvador Paruzzo, de Ourinhos, dom Benedito Gonçalves dos Santos, de Presidente Prudente, o bispo emérito de Catanduva, dom Otacílio Luziano da Silva, que reside em Assis, e os anfitriões do encontro, o bispo diocesano de Assis, dom Argemiro Azevedo, C.M.F, e o emérito, dom Antônio de Sousa.

Morreu nesta quarta-feira (14) o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina em decorrência de uma broncopneumonia. Arns tinha 95 anos.

A Pastoral Carcerária da diocese de Lins (SP), com o apoio do bispo diocesano, dom Francisco Carlos da Silva, iniciou no último, dia 11, uma maratona de visitas aos centros prisionais existentes em seu território. De acordo com a diocese, a iniciativa está em comunhão com o papa Francisco e demonstra o desejo de oferecer a todos os homens e mulheres a oportunidade de redescobrir a misericórdia de Deus.

Pagina 1 de 2