Qua, Fev

Assembleia das Igrejas tem como tema "O Ano da Fé e a Juventude"

Brasil e o mundo

ais-2Com início na sexta-feira, dia 19, a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, que compreende o Estado de São Paulo, refletiu sobre o Ano da Fé e sobre a Juventude. O encontro ocorreu em em Itaici, Indaiatuba, SP. Estiveram presentes arcebispos, bispos, sub-secretários das Sub-Regiões, coordenadores diocesanos de pastorais, padres e leigos representantes de pastorais, movimentos e associaçõe em nível estadual.

A Assembleia das Igrejas, que este ano teve sua 34ª edição, tem como objetivo buscar pistas de ação comum para as diversas dioceses no Estado de São Paulo. A Diocese de Marília foi representada por Dom Osvaldo Giuntini, Pe. Carlos Roberto dos Santos e Dalva Jacomini.

Este ano, ouvindo os apelos do Santo Padre, que instaurou o Ano da Fé para uma sociedade cada vez mais descrente; ouvindo os ecos da Conferência Episcopal de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, que incetivam o espírito missionário permanente; e no espírito da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2013 na cidade do Rio de Janeiro, a Assembleia reflete sobre os apelos sentidos pela nova evangelização.

No primeiro dia, houve a palestra do Pe. Mário de França Miranda, professor do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e que também foi membro da Comissão Teológica Pontifícia por 11 anos. Padre França compartilhou um pouco as crises de fé pelas quais a sociedade moderna passa. No período da tarde alguns bispos apresentaram painéis breves refletindo temáticas ligadas à palestra.

No segundo dia, a programação começou com a Missa presidida por Dom Osvaldo. Em seguida, o Pe. Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB expôs o tema “Juventude e fé”, destacando as expressões de fé dos jovens na Igreja. Após, houve os painéis conduzidos por alguns bispos e testemunhos de jovens. No período da tarde, após outros testemunhos emocionantes dos jovens, o assessor do Setor Juventude do Regional, padre André Cunha de Figueiredo Torres falou sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude", lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8) e sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O encerramento da Assembleia ocorreu no domingo, dia 21, com uma celebração presidida pelo secretário geral, Dom Tarcísio Scaramussa. Cerca de 210 pessoas participaram desta edição.

Dom Odilo Scherer

O Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo e presidente do Regional Sul 1, Dom Odilo Pedro Scherer, não pôde participar por estar no Sínodo dos Bispos, em Roma. Em nota, escreveu que "o tema tratado é da maior importância para os jovens e, por isso, também para a Igreja. Faço votos que as reflexões e encaminhamentos da Assembleia possam ajudar a Igreja presente no Estado de São Paulo a colher abundantes frutos desse ‘tempo favorável’ que Deus nos concede para a evangelização da Juventude".

Avaliação

Sobre a Assembleia, o Pe. Carlos Roberto disse que "as reflexões sobre a fé e sobre a juventude vieram ao encontro com a fala dos jovens. Estes roubaram a cena, pois eles gritaram o evangelho com a vida, ou seja, foi muito marcante o testemunho que eles nos passaram com suas histórias de vida".

ais-2 ais-2 ais-2 ais-2