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Dom, Set

A pregação do Evangelho é tanto mais eficaz quanto melhor for a comunicação da Igreja. Comunicação é mais do que discurso, pois se dá no nível verbal e no nível não verbal. A Igreja evangeliza não somente pelo que fala, mas também, ou principalmente, através do silêncio, que possibilita a escuta atenta da Palavra do Senhor.

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Queridos irmãos e irmãs:

Que alegria em celebrar esta primeira missa, com todos vocês, na comunidade paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na cidade de Marília. Meu coração de pastor se alegra pela acolhida que acabo de receber e também pelo amor que vocês demonstram para com o pároco Valdemar, o vigário paroquial e aniversariante Luciano, os demais padres aqui presentes e para com todos os padres da Diocese, lembrados no início da celebração.

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Há 50 anos, a Igreja do Brasil realiza no período da Quaresma uma campanha que visa vivenciar e assumir a promoção da fraternidade entre seus filhos nas dimensões comunitária e social, justamente no período em que se preparam para a grande celebração da festa da Páscoa, centro da fé católica.

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Por Grupo Fé e Política Francisco de Assis
Terça, 26 Fevereiro 2013

É aspiração de todo ser humano a liberdade. A liberdade que traduz o plano de Deus em cada pessoa. Ser livre significa poder expressar através do corpo e do intelecto o compromisso pela construção do “Céu” aqui na Terra. Não é livre toda e qualquer pessoa que padece de privações relativas à subsistência, à saúde, à moradia e de todo bem-estar que deve caracterizar a convivência dos filhos de Deus. Também não é livre todo aquele que por ações políticas fundamentam teorias e ações que sustentam essas privações.

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As Conferências Episcopais tiveram importante participação no evento conciliar. Colaboraram oferecendo nomes para as comissões conciliares e participaram de reuniões nacionais e supranacionais. Todavia, o Concílio não explicita a relação entre Colegialidade e Conferência Episcopal e, por causa da discrepância de opiniões entre os padres conciliares, renuncia a indicar a fundamentação teológica da última.

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Em um de nossos artigos abordamos o “Pacto das Catacumbas” firmado por alguns Padres Conciliares comprometidos com os pobres. O Pacto levou alguns bispos a abandonar a realidade e a aparência de riqueza e poder.

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Embora tenha escolhido como ponto de partida a Igreja universal, o Vaticano II oferece elementos para a teologia da Igreja local, ainda que embrionária. Estes elementos podem ser encontrados nos seguintestextos conciliares: LG 13, 23, 26-28 e 45; CD 11, 27, 36-38; PO 7; AA 26; UR 4. Pode-se acrescentar ainda: AG 4, 10, 15, 22 e 38.

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Quase todos os documentos conciliares abordam direta ou indiretamente os Bispos e seu ministério. Apresentaremos alguns exemplos que nos ajudam a compreender a teologia do Ministério e do Episcopado presente no Vaticano II. Priorizaremos a Constituição Dogmática Lumen Gentium e o Decreto Christus Dominus.

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EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
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Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
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Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

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