Qua, Jun

O coração da Igreja Jovem

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no jornal diocesano "No Meio de Nós" de janeiro de 2019

Na sua exortação pós-sinodal para a América, São João Paulo II afirmava: “Os jovens são uma grande força social e de evangelização. Eles constituem uma numerosíssima parte da população em muitas nações americanas. No seu encontro com Cristo vivo se alicerçam as esperanças e expectativas por um futuro de maior comunhão e solidariedade para a Igreja e as sociedades na América”.

Meditar e rezar com e sobre os jovens é permitir que a Igreja também se renove. Nesta perspectiva é que acontecerá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude de 22 a 27 de janeiro de 2019 no Panamá, país latino rico em cultura, cheio de hospitalidade e paisagens inspiradoras. Serão dias de profunda espiritualidade, partilha e confraternização com jovens do mundo todo e a presença especial do Papa Francisco.

O tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá – “Eis aqui a Serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) – ecoa nos corações da juventude, sobretudo nos corações daqueles jovens que permitem à Palavra de Deus entrar e transformar sua vida. A Palavra de Deus inverte a tradição histórica e cultural daquela época, até a de hoje. Somos chamados a servir! A exemplo de Maria, a “Serva do Senhor” (v. 38). Será a oportunidade de renovar a fé, o compromisso com Cristo, o amor a Maria e a identidade de juventude católica.

Em sua última Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, o Papa Francisco ainda chamou atenção sobre o exemplo de Nossa Senhora na vida dos jovens. Diz-se, de Maria, que guardava todas as coisas, meditando-as no seu coração (cf. Lc 2,19.51). Com o seu exemplo, essa simples jovem de Nazaré ensina-nos a conservar a memória dos acontecimentos da vida e a olhar de modo destemido para o horizonte de nossa própria história.

Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, os jovens seminaristas da nossa Diocese de Marília estarão realizando a Semana Missionária, na Paróquia Santa Cecília, em Álvaro de Carvalho. Queremos realizar esta Semana Missionária no seguimento a Jesus Cristo, à luz da vocação mariana, que acolhe o chamado do Senhor para realizar sua vocação e missão no projeto redentor de Deus.

O tema “Eis-me aqui” de Maria nos recorda de tantos homens e mulheres, entre eles muitos jovens, que também vão se somando à fi leira dos seguidores de Cristo que cotidianamente dizem sim à vida e não a todo sistema de morte. Que a Palavra que encontrou morada em Maria encontre, também no coração dos jovens, o lugar de transformação, buscando construir e animar o corpo missionário de uma Igreja em saída para em tudo amar e servir.

Termino pedindo vossas orações para que a Semana Missionária em Álvaro de Carvalho seja caminho de conversão e de construção do Reino de Deus!

edicao250