24
Seg, Jun

À procura da Igreja perfeita...

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no jornal diocesano "No Meio de Nós" de julho de 2018

O título acima se refere a um texto de autor desconhecido, difundido nas mídias sociais e adaptado por Dom Odilo Pedro Scherer. O texto foi utilizado pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo na pregação do Retiro Anual do Clero de nossa Diocese, no último mês de maio. Pela sua atualidade e pela reflexão que o texto desperta, passo a transcrevê-lo em duas partes, uma nesta edição e outra na edição do próximo mês. Vale a pena conferir as passagens bíblicas durante a leitura. Desejo-lhes uma boa reflexão.

"— Alô, é o Apóstolo Paulo?

— Sim, é ele!

— Paz de Deus!

— Paz contigo também, irmão!

— Desculpe o incômodo, Apóstolo, mas estou precisando de sua ajuda. É que ando decepcionado com muita coisa na minha Igreja e estou à procura de uma Igreja melhor, sem defeitos. Estou pensando em me unir à comunidade de Corinto. O que você me diz?

— Olha, a Igreja de Corinto tem muita coisa boa, mas lá existem grupinhos (1Cor 1,12), há inveja, contendas (1Cor 3,3) e brigas, que vão parar nos tribunais da justiça comum (1Cor 6,11); e tem até imoralidades e alguns fornicadores, que ainda não se converteram à vida nova em Cristo (1Cor 5,1).

— Nossa! E a Igreja de Éfeso?

— É uma Igreja boa, alicerçada na Palavra (At 20,27), mas, ultimamente, tem havido muita gente sem amor por lá (Ap 2,4).

— Então vou tentar me unir à comunidade de Tessalônica.

— Bem, por lá alguns andam desordenadamente e não gostam de trabalhar (2Ts 3,11).

— Hum! Tá difícil, hein, Paulo?! E se eu fosse para a Igreja de Filipos?

— Eu gosto muito da comunidade de Filipos, mas também lá nem tudo é perfeito. Duas irmãs de lá, que se chamam Evódia e Síntique, se desentenderam e não tem jeito de voltar às pazes. Nem conversam uma com a outra (Fp 4,2).

— Então, acho que vou mudar para Colossos, para frequentar aquela comunidade.

— Pode ir, mas saiba que é uma comunidade que ainda precisa amadurecer na fé. Lá existem até alguns hereges tumultuando o ambiente com doutrinas estranhas, ainda marcadas por cultos pagãos. Existe até um grupo ligado a horóscopos, cultuando os astros e certos mitos cósmicos (Cl 2,18).

— Que coisa! Nem você conseguiu passar a fé pura para aquele povo?! E se eu fosse para a Igreja dos Gálatas?

— Bem, lá não faltam problemas. Há uns pregadores falsos que estão fazendo muitos abandonarem a fé verdadeira e alguns estão de briga, querendo se morder e devorar uns aos outros (Gl 5,15).

— Não imaginei que fosse tão difícil achar uma Igreja perfeita. Será que você pode me indicar outras comunidades, para fazer minhas consultas?

— Fique a vontade e pergunte aos Apóstolos João, Pedro e Tiago, por exemplo...

— Obrigado Paulo! Mas já entrei em contato com o Apóstolo João, para saber se a Igreja de Tiatira seria ideal para mim, mas ele me disse que os irmãos de lá têm tolerado uma mulher que se diz profetisa e que fomenta a prostituição e a idolatria (Ap 2,20). Pensei, então, na possibilidade de ir para Laodicéia, mas João disse que seus membros estão muito longe da perfeição, pois são orgulhosos, materialistas e espiritualmente mornos (Ap 3,16)”. Continua na próxima edição...

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

edicao250