Qua, Dez

Um Sínodo para os jovens

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no jornal diocesano "No Meio de Nós" de outubro de 2018

Neste mês de outubro, o mês missionário, acontecerá, em Roma, o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O Sínodo, segundo o Papa Francisco, dá-nos a oportunidade de entender melhor, à luz da fé, o que o Senhor Jesus quer dizer aos jovens.

Os elementos da realidade juvenil brasileira, colhidos de alguns dados da síntese que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez, das respostas dos questionários enviados por dioceses do Brasil, em preparação ao Sínodo dos Bispos, são os seguintes: A população brasileira atual é de 206,1 milhões de habitantes (Pnad 2016 – IBGE). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes. A população brasileira distribui-se pelas regiões da seguinte forma: Sudeste (86,3 milhões), Nordeste (56,9 milhões), Sul (29,4 milhões), Norte (17,7 milhões) e Centro-Oeste (15,6 milhões). Taxa de natalidade (por mil habitantes): 20,40. Assim, os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do país. Isso significa 51,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos, vivendo, atualmente, no Brasil, sendo 84,8 % nas cidades e 15,2 % no campo.

A desestruturação familiar atinge em cheio a juventude. O divórcio e as questões familiares; decisões em relação ao Estado (negócios); figura de pai ausente; falta de disciplina; pouca ou quase nada da participação da juventude em processos decisórios; pais ausentes e/ou super protetores que tornam os filhos mais frágeis e tendem a subestimar os riscos ou a ser obcecados pelo medo de cometer erros; a separação dos pais e as novas configurações de família; falta de harmonia e diálogo na família; menciona-se o medo de frustrar os pais.

Através das respostas ao questionário do Sínodo, os jovens dizem que desejam aproveitar seu tempo livre em diferentes atividades: prática de esportes, passeios aos parques e aos shoppings, festas com danças e músicas, baladas. No entanto, aqueles que já tiveram ocasião de participar em algum trabalho de voluntariado, por exemplo, com seus colegas da escola, testemunham sentir uma alegria mais profunda e duradoura, muito melhor do que a alegria natural das diversões habituais.

Assim se expressa o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões: “Queridos jovens, no mês missionário de outubro, em que terá lugar o Sínodo a vós dedicado, será uma nova oportunidade de vos tronardes discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão, até os últimos confins da terra”. Acompanhemos, pois, o desenrolar do Sínodo, com muita atenção e alegria!