Qua, Nov

Retiro Anual do Clero de Marília

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no Jornal "No Meio de Nós" - Edição de junho de 2018

Após o encerramento do nosso Retiro Anual, pedimos a Deus que nos ajude a guardar e viver o que meditamos durante estes quatro dias. Na missa de abertura do Retiro, na segunda-feira, dia 21, comecei agradecendo a Deus por mais esta oportunidade que Ele nos concede e lembrei a todos que o retiro anual, para nós, é uma peculiar oportunidade de busca da santidade. Portanto, comecei agradecendo e desejo terminar agradecendo.

Agradeço, em primeiro lugar, aos membros da Pastoral Presbiteral pelo convite enviado aos padres, pelo contato com o pregador antes do retiro, pela acolhida fraterna, organização dos horários, atendimento personalizado e distribuição dos quartos. Obrigado ao Pe. Anderson pela organização da liturgia das horas, concelebrações eucarísticas e demais momentos de oração. Agradeço a todos pela participação. Embora sabendo que somos “obrigados a participar dos retiros espirituais, de acordo com as prescrições do direito particular” (Cf. CDC cân. 276), não é nosso costume impor o retiro a ninguém. Por isso, faz-se oportuno agradecer a todos pela presença livre e consciente.

Agradeço, igualmente, a participação de Dom Osvaldo Giuntini. Sua presença em quase todos os eventos de nossa Igreja Particular, apesar das limitações da idade e da sua saúde, é verdadeiro testemunho para nós. Agradeço novamente ao Monsenhor Achiles, que reside atualmente em Campos do Jordão, mas não deixa de brindar-nos com sua participação no retiro do clero, todos os anos. Lembro também os padres religiosos que participam pela primeira vez: Pe. Gilmar, religioso de São Vicente de Paulo; Frei Lucas, da Ordem dos Frades Menores; Pe. Lelis, Oblato de Cristo Sacerdote; e Pe. Rogério, Passionista.

Quero lembrar, também, a participação do Pe. Paulo Joaquim de Souza (Quinzinho), que retorna ao presbitério depois de um tempo de discernimento vocacional, junto à Congregação de Jesus Sacerdote, em Barretos. Bem Vindo!

Agradeço a participação ativa dos diáconos recém-ordenados. Deus lhes pague! Penso que este retiro é parte fundamental para a preparação de vossa próxima ordenação presbiteral. Lembro também, em oração, dos padres que não vieram participar, por tantos e variados motivos.

Finalmente, agradeço imensamente a presença de Dom Odilo, nosso pregador. Nestes últimos cinco anos tivemos uma feliz caminhada, que merece memória. Em 2014, tudo estava preparado para o retiro anual, quando recebemos a notícia da morte de nosso pregador: Dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ, arcebispo emérito de Uberaba, então, na rapidez do tempo que passa, Dom Celso Queiroz, bispo emérito de Catanduva, nos socorreu, dando-nos o testemunho de sua vida totalmente dedicada ao serviço do Reino de Deus.

Depois recebemos Dom Milton Kenan Junior, Bispo de Barretos, no Ano da Misericórdia, com toda sua pregação voltada para a parábola do Pai Misericordioso.

Em 2016, tivemos entre nós Dom Leonardo Steiner, que centrou a sua pregação sobre o encontro com Deus, em Jesus Cristo e com os irmãos. No ano passado, Dom Júlio Endi Akamine foi o nosso pregador. Apesar de haver sido nomeado como Arcebispo de Sorocaba naqueles dias, fez questão de não desmarcar o compromisso assumido conosco. Suas primeiras palavras foram: “Eu desejei estar com vocês. Eu quis vir aqui, desde o momento em que fui chamado”, referindo-se também à atitude divina para conosco e à atitude correta de nossa parte para com Deus. Contou-nos a história de Urashima Taro, e tantas outras.

E, neste ano, tivemos a alegria de acolher Dom Odilo que, com disposição, nos ensinou a cultivar um espírito agradecido por termos recebido o dom da fé e o dom do sacerdócio, que nos consagra inteiramente ao serviço do Reino de Deus.

Rogo ao Senhor que retribua a Dom Odilo todo o bem realizado entre nós.