Dom, Nov

Bendito o que vem em nome do Senhor!

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no Jornal "No Meio de Nós" - Edição de abril de 2018

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela sua grande bondade, concede à Igreja, pastores que a edificam com a palavra e o exemplo.

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na quarta-feira, 28 de março, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru, no Estado de São Paulo, por motivo de idade.

Com a decisão o atual bispo auxiliar de Vitória, no Espírito Santo, Dom Rubens Sevilla assume a diocese. Dom Rubens Sevilha é membro da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) e natural de Tarabai (SP), Diocese de Presidente Prudente. Nasceu no dia 27 de setembro de 1959. Cursou Filosofi a na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, dos Jesuítas, em São Paulo e Teologia no Colégio Teológico Internacional do Teresianum, em Roma.

Foi ordenado em 19 de outubro de 1985 e exerceu as seguintes atividades: Mestre dos postulantes da Ordem dos Carmelitas Descalços, em Caratinga; Mestre de noviços, em São Roque; Provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil em 1996; Assistente Espiritual da Associação Santa Teresa das Monjas Carmelitas Descalças; Conselheiro da província; Reitor da Basílica de Santa Teresinha no Rio de Janeiro e, novamente, provincial dos Carmelitas Descalços no Sudeste do Brasil.

Aos 21 de dezembro de 2011 foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, pelo Papa Bento XVI . Seu lema episcopal é: “Pertransivit Benefaciendo” (Passou fazendo o bem).

Sua ordenação episcopal ocorreu em um domingo, 18 de março de 2012, às 9 horas da manhã na Catedral Metropolitana de Vitória, pelas mãos de Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano de Vitória. Seus coconsagrantes foram Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora e Dom Tarcisio Scaramussa, bispo da Diocese de Santos - SP. A celebração contou com a participação de mais de 2 mil fiéis, que foram testemunhas da apresentação de Dom Sevilha como bispo auxiliar de Vitória junto com Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Caríssimo Dom Rubens Sevilha, quero assegurar-lhe o nosso afeto e a nossa oração, pelo Senhor e pelo seu ministério. Que o Espírito Santo o ilumine e o ajude sempre a “passar fazendo o bem”, semeando a justiça e a paz!