Sab, Abr

Um abençoado 2018!

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no Jornal "No Meio de Nós" - Edição de janeiro de 2018

Prezadas irmãs, prezados irmãos, graça e paz! No início de 2018 gostaria de ressaltar algumas realidades que nos acompanharão durante todo o ano. Tais realidades nos ajudarão na comunicação e organização da nossa caminhada diocesana, cujo objetivo central é a evangelização. Quero destacar a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, que nos convida a superar a violência. O rosto da violência está estampado nas páginas dos jornais, na tela da TV, dos computadores, e nos celulares em nossas mãos. Mas a violência não é somente uma realidade ao alcance dos olhos, ela toca a nossa vida diária. Toca e fere a vida de crianças, adolescentes, jovens, idosos, migrantes...

O modelo para superar a violência é o próprio Jesus Cristo e a postura dos seus seguidores deve estar permeada de coragem e ternura. As injustiças do mundo devem ser superadas não com armas, mas com o amor que emana do Evangelho. Jesus não fez uso de armas e, quando um dos seus discípulos, naquele dia triste em que foi preso, querendo proteger o Mestre, fez uso de armas, Jesus ordenou: “Guarda a espada na bainha. Porque todos os que usam da espada, pela espada morrerão” (Mt 26,52).

Quero destacar também o Ano do Laicato, com o objetivo de animar a todos os cristãos leigos e leigas a compreenderem a sua própria vocação e missão e atuarem como verdadeiros sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos: nas famílias, universidades, empresas, política, cultura, e outras. Para orientar as reflexões e ações deste ano, os bispos do Brasil, reunidos em Assembleia, ofereceram o documento 105, que visa tornar mais efetiva a corresponsabilidade pela evangelização e presença dos leigos na Igreja e na sociedade.

Num mundo violento e corrupto, precisamos de cristãos autênticos, homens e mulheres que não se conformem com essa mentalidade, mas busquem uma verdadeira renovação a partir do encontro com Jesus Cristo, Salvador e Senhor! Cristãos que assumam responsabilidades políticas com o dinamismo do Evangelho, pois iremos viver um ano de eleições.

Vale lembrar a nota da CNBB sobre o atual momento político: “A apatia, o desencanto e o desinteresse pela política, que vemos crescer dia a dia no meio da população brasileira, inclusive nos movimentos sociais, têm sua raiz mais profunda em práticas políticas que comprometem a busca do bem comum, privilegiando interesses particulares... Apesar de tudo, é preciso vencer a tentação do desânimo”.

A sociedade em construção e a Igreja em missão conta com leigos e leigas, cristãos convictos da própria responsabilidade, dispostos a abrir caminhos para o Reino de Deus, Reino da verdade, da vida, da justiça, do amor e da paz!

Feliz Ano Novo! Feliz Missão!