Sab, Abr

Papa Francisco institui Dia Mundial dos Pobres

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no Jornal "No Meio de Nós" - Edição de novembro de 2017

“Quando estava nos meus pecados, parecia-me deveras insuportável ver os leprosos. E o próprio Senhor levou-me para o meio deles e usei de misericórdia para com eles. E, ao afastar-me deles, aquilo que antes me parecia amargo converteu-se para mim em doçura da alma e do corpo”: eis o testemunho de São Francisco de Assis, comentado pelo Papa Francisco por ocasião de sua Mensagem para o Primeiro Dia Mundial dos Pobres.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, com a Carta Apostólica Misericórdia et misera. A celebração do Dia Mundial dos Pobres, sinal concreto do Ano Jubilar da Misericórdia, se realizará sempre no 33º Domingo do Tempo Comum, neste ano, em 19 de novembro.

O desejo do Papa Francisco é que as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais e melhor sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carentes. “Na verdade, a oração, o caminho do discipulado e a conversão encontram, na caridade que se torna partilha, a prova da sua autenticidade evangélica. E deste modo de viver derivam a alegria e serenidade de espírito, porque se toca palpavelmente a carne de Cristo”, escreveu Francisco.

Tomo a liberdade de propor algumas ações concretas, inspiradas na Mensagem do Papa, para as nossas paróquias e comunidades, na celebração do Primeiro Dia Mundial dos Pobres na nossa Diocese:

1 - Fixar o olhar em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e solidariedade, isto é, fugir da indiferença;

2 - Criar momentos de encontro e amizade, de solidariedade e ajuda concreta, aproximandonos dos pobres na nossa cidade, no nosso bairro;

3 - Convidar os pobres e voluntários de instituições assistenciais para participarem, juntos, na Eucaristia deste domingo;

4 - Ler, de preferência em comunidade, e divulgar a Mensagem do Papa Francisco para o Primeiro dia Mundial dos Pobres;

5 - Dizer não à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro.

O Papa Francisco recomenda que na base das múltiplas iniciativas concretas que se poderão realizar neste Primeiro Dia Mundial dos Pobres, esteja sempre a oração; e completa: “Aos irmãos bispos, aos sacerdotes, aos diáconos — que, por vocação, têm a missão de apoiar os pobres –, às pessoas consagradas, às associações, aos movimentos e ao vasto mundo do voluntariado, peço que se comprometam para que, com este Dia Mundial dos Pobres, se instaure uma tradição que seja contribuição concreta para a evangelização no mundo contemporâneo”.

Às vésperas do início do Ano do Laicato, rogo que Deus nos conceda a graça de vivermos com amor este Primeiro Dia Mundial dos Pobres em todas as paróquias e comunidades da nossa Diocese!