Sab, Abr

Diocese de Marília: 65 anos de criação e instalação

Mensagens do Bispo

Texto de Dom Luiz Antonio Cipolini publicado no Jornal "No Meio de Nós" - Edição de setembro de 2017

“A Diocese, presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão” (DAp 169)

Criada pelo Papa Pio XII em 16 de fevereiro de 1952, pela bula “Ad Episcoporum Munus”, e instalada em 12 de outubro do mesmo ano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, nossa Diocese completa 65 anos! São Pedro Apóstolo foi escolhido como nosso padroeiro principal, como sinal de comunhão com a Igreja de Jesus Cristo e com o Papa.

Cada vez mais, nossos paroquianos vão se conscientizando que, acima de tudo são diocesanos. O sentimento de pertença à Diocese de Marília, mesmo vivenciando a Palavra de Deus em uma das 62 paróquias e uma pró-paróquia, está cada vez mais vivo no coração
dos católicos que vivem nos 37 municípios de nossa Diocese.

A variedade de carismas, ministérios, serviços e organizações se orientam, cada vez mais e melhor, para o mesmo Plano Diocesano de Pastoral (PDP) a fi m de comunicar vida, e vida em abundância (Cf. Jo 10,10), ao povo de nosso território diocesano. Esse Plano, que surge de um caminho de variada participação, torna possível a pastoral orgânica, capaz de dar respostas aos novos desafios de nossa realidade.

O pastoreio do bispo, o zelo missionário dos presbíteros, diáconos e religiosos, consagrados e leigos deve chegar a todo o povo. É neste contexto de alegria e ação de graças pela criação e instalação de nossa Diocese que vamos receber S. Excia. Revma. Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico, para celebrar conosco este importante acontecimento.

Dom Giovanni tem 62 anos e nasceu em Aversa, na Itália, foi ordenado sacerdote em
dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no serviço diplomático
da Santa Sé em 1983. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do
Congo, em 2001; em 2010 foi transferido para a Tailândia e Camboja. No dia 10 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico no Brasil.

Queremos externar a Dom Giovanni as nossas calorosas boas-vindas por esta sua primeira
visita à Diocese de Marília. Obrigado pela sua generosidade, pela sua presença sempre tão amiga, sempre tão acolhedora. E na pessoa de Vossa Excelência, prestamos nossa homenagem filial ao Santo Padre, o Papa Francisco.

Pedimos que transmita ao Papa Francisco todo o nosso carinho e nosso desejo de caminhar unidos a ele. Pedimos também que nos abençoe neste ano em que nossa Diocese completa 65 anos de criação e instalação!