Dom, Out

Um monumento do Ano da Misericórdia

Mensagens do Bispo

“Da acolhida ao marginalizado que está ferido no corpo e da acolhida ao pecador que está ferido na alma, depende a nossa credibilidade como cristãos” (Papa Francisco).

Na tarde do dia 2 de abril, dentro da oitava da Páscoa, o Papa Francisco presidiu na Praça São Pedro a Vigília de Oração da Divina Misericórdia. Na sua homilia o Santo Padre afirmou que “a misericórdia é, antes de mais nada, a proximidade de Deus ao seu povo. Uma proximidade que se manifesta principalmente como ajuda e proteção”. Nesta ocasião o Papa exortou as dioceses a promoverem uma obra estrutural de misericórdia que perdure no tempo.

Muitas são as faces da misericórdia com que Deus vem ao nosso encontro, afirmou o Papa: “São verdadeiramente muitas; é impossível descrevê-las todas, porque a misericórdia de Deus cresce sem cessar. Deus nunca Se cansa de a exprimir”.

O Papa Francisco enfatizou que não temos um Deus que não saiba compreender e compadecer-se das nossas fraquezas. Pelo contrário, foi precisamente em virtude da sua misericórdia que Deus se fez um de nós.

O Papa Francisco ressaltou ainda que a misericórdia vai à procura da ovelha perdida e, quando a encontra, irradia uma alegria contagiosa. “A misericórdia sabe olhar cada pessoa nos olhos; cada uma delas é preciosa para ela, porque cada uma é única”. O Papa lembrou ainda que a misericórdia nos irrequieta e jamais pode deixar-nos tranquilos: “Não devemos ter medo, é um amor que nos alcança e envolve de tal maneira que se antecipa a nós mesmos, permitindo-nos reconhecer a sua face na dos irmãos.”

Deixemo-nos conduzir docilmente por este amor, e tornar-nos-emos misericordiosos como o Pai, pois “uma fé que não é capaz de ser misericórdia, como são sinal de misericórdia as chagas do Senhor, não é fé: é ideia, é ideologia”.