Sab, Abr

Bem vindo, Dom Francisco Carlos

Mensagens do Bispo

"Bendito o que vem em nome do Senhor" (Mc 11, 9).

"A colegialidade afetiva faz do bispo um homem que jamais está só porque sempre e continuamente está com os seus irmãos no episcopado e com aquele que o Senhor escolheu como sucessor de Pedro" (Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, 12)

O Santo Padre Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Irineu Danelon, SDB, nomeou bispo da Diocese de Lins Dom Francisco Carlos da Silva, transferindo-o da Diocese de Ituiutaba, Estado de Minas Gerais.

Dom Irineu esteve à frente do governo pastoral da Diocese de Lins ao longo de 27 anos e é natural de Piracicaba (SP). Foi nomeado bispo em 2 de dezembro de 1987 e no dia 16 de setembro passado, completou 48 anos de ordenação presbiteral.

Inspirado pelo lema "A caridade jamais passará", contribuiu decisivamente para a criação e desenvolvimento da Pastoral da Sobriedade.

Dom Francisco é natural de Tabatinga, no interior de São Paulo. Nasceu em 30 de setembro e é filho de Manuel Antônio da Silva e Alice Malaquias da Silva. Foi ordenado presbítero no dia 11 de dezembro de 1982, e bispo, em 2007, na cidade de Borborema. Escolheu por lema episcopal "Ide para a vinha".

Em sua trajetória como bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Francisco foi nomeado no dia 30 de setembro, pelo Papa Francisco, como o oitavo bispo da Diocese de Lins e sua posse está marcada para o dia 27 de novembro, na Igreja Catedral.

Como bispo diocesano da Província Eclesiástica de Botucatu, recebo Dom Francisco de braços abertos e com muita alegria. Pedimos a Deus, por intercessão de Santo Antônio, padroeiro da Diocese de Lins, que sua nova missão seja abençoada e produza os melhores frutos.