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Dom, Mai

Em relação a D. Helder Câmara, afirma o historiador Pe. Beozzo: “Ao final do primeiro período conciliar de 1962, já era apontado como uma das dez mais importantes lideranças da magna assembleia, mesmo sem ocupar nenhum posto nos vários organismos oficiais de direção do Concílio”.

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Entre as muitas participações de D. Helder no Concílio Vaticano II, destaca-se sua atuação nas redes de relações, como a “Igreja dos Pobres” e o “Ecumênico”[1]. Dom Helder ainda organizou encontros e conferências, envolvendo os bispos brasileiros e outros prelados. Durante o Concílio e nos intervalos dos períodos conciliares, D. Helder escreveu diversas cartas circulares, nas quais apresentava suas expectativas e o desenvolvimento do Concílio.

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A maioria do episcopado brasileiro, durante o Concílio Vaticano II, hospedou-se na Domus Mariae ― sede da Ação Católica Feminina na época. O local possibilitou reuniões, encontros e palestras. Outro ponto de apoio era o Colégio Pio Brasileiro que proporcionou encontro entre bispos e estudantes e acolheu reuniões e atividades da CNBB.

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Como afirmado em artigo anterior, os bispos brasileiros puderam participar, durante o Concílio, de inúmeras redes de relações que lhe possibilitaram contato com a mais elevada escola teológica e com prelados de todo o mundo. O Concílio significou uma riqueza teológica, pastoral e cultural inigualável. A experiência acumulada durante o Vaticano II produziu efeitos importantes em nosso episcopado e em toda a Igreja do Brasil.

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Fruto amadurecido no clima do Concílio, durante os debates em torno da Colegialidade, o Sínodo dos Bispos foi instituído pelo motu proprio de Paulo VI Apostolica sollicitudo (15/12/1965). A ideia de sua criação surgiu durante as discussões do Decreto Christus Dominus e do terceiro capítulo da Constituição Dogmática Lumen Gentium.

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EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
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Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
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