Dom, Out

Deus está chamando. Ouça!

Padres e seminaristas

Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. É o chamado a fazer algo, cumprir uma missão. É convite pessoal. É uma proposta, dom de Deus, que exige uma resposta.

Fundamental – É o chamado de cada pessoa à vida, a ser filho de Deus, a ser Igreja, a viver no Espírito, a buscar a santidade.

Vocação específica – É a maneira própria como cada um realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. Deus chama a cada um, de acordo com os seus carismas. O chamado surge dentro da comunidade e exige uma resposta concreta.

VOCAÇÃO LEIGA – Os leigos são aqueles homens e mulheres, que agindo à luz da fé e da Palavra de Deus, movidos pela caridade, procuram infundir em todas as realidades temporais, como a família, a cultura, a economia, as artes, as profissões, as instituições políticas, o espírito evangélico.

VOCAÇÃO RELIGIOSA – O Religioso é chamado a testemunhar a Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência. Vivem a total disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos.

VOCAÇÃO SACERDOTAL – O Padre é por vocação ordenado para ser sinal sacramental da presença de Cristo. Age na pessoa de Cristo, Profeta, Sacerdote e Rei. É sinal sacramental de Cristo que convoca e envia a Igreja. Sua missão é animar a fé e presidir a comunidade.

COMO DEUS CHAMA. Na luta do dia a dia, na própria história é que vamos percebendo os sinais de apelo de Deus e a necessidade de uma resposta. Deus nos chama: pelos valores que nos atraem, pela comunidade, pelo irmão que sofre, por mediadores diversos (amigos, padres, leigos). E chama também por sua Palavra, pela oração e escuta.

A vocação é um chamado à alegria. Deus em seu plano de amor respeita a liberdade humana. É necessário um coração simples e orante capaz de ouvir a proposta e aberto e generoso capaz de discernir e responder ao chamado de Deus.

Silencie, ouça o chamado do Senhor, e diga sim generosamente. Vale a pena. Vale a vida plena. Pense nisso!

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis