17
Sab, Abr

O Poder da Palavra

Padres e seminaristas

Nossos pensamentos são poderosos, mas quando os expressamos através da fala ou quando escrevemos, eles se tornam ainda mais poderosos.

Diante disso, cabe a cada pessoa tomar muito cuidado com o que pensa e com o que fala. Sabiamente, a bíblia manda vigiar. Ela sabe o poder que o pensamento possui. Tudo ao nosso redor é fruto do pensamento. As coisas existentes são pensamentos concretizados.

O que você está sendo agora nesse momento, não passa de um resultado daquilo que você pensa ser. O que você é só pode ser produto do pensamento que você teve e tem. O que a pessoa pensa sobre o seu próprio modo de viver, define seu próprio modo viver. A experiência da pessoa é a encarnação do seu pensamento. A frase bíblica de João 1,14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” aponta para: E o pensamento se experiência...

De um lado, essa revelação traz uma alegria muito grande porque mostra o ser humano portador de um poder que, usado bem para o bem, ajuda a pessoa fazer uma história de sucesso, de prosperidade e de abundância, como Cristo afirma em João 10,10. Com isso, a pessoa pode tomar sua história nas mãos, ser protagonista e artista principal no palco da vida. Deus deu uma peça chamada vida, para que a pessoa atuando nela, se descubra artista da vida que Deus lhe deu. A vida é um dom. E o que vai acontecer com esse dom, dependerá de como a pessoa irá usar o talento da arte de pensar.

Por outro lado, essa revelação produz um forte temor por causa do tamanho da responsabilidade que o bom uso do pensamento acarreta. Se tudo está colocado debaixo dos pés do rei Jesus, tudo o que esse tudo contém, está nas mãos da pessoa. Pela maneira como a pessoa usar arte de pensar, a vida poderá acontecer ou desaparecer. O livro santo diz que a boca de Deus falou assim: “Diante de ti ponho a vida e ponho a morte. Se escolher viver, também viverás. Se escolher matar, também morrerás”.

Viver o morrer no espetáculo da vida depende do que cada pessoa faz com seu poder de pensar.

Tem gente por aí dizendo que os filhos, por exemplo, só dão problemas. Não é à toa que pessoas assim só têm problemas com os filhos. Tem gente por aí dizendo que a vida está muito difícil. E se afundam em dificuldades. É bom lembrar que onde estiver a tua atenção, aí está a tua situação. Os urubus vão onde estiver o cadáver. O peixe morre pela boca. Tem gente dizendo que ciúme é prova de amor e vivem numa amargura amarga, sem saber o porquê. Mas, tem gente que vive bem e de bem até com o pouco que tem, porque cultivam bons pensamentos que criam ótimos sentimentos dentro de si. Elas até dizem: Eu abençôo minhas contas à pagar porque se as tenho é porque sou capaz de honrá-las.

Eu gosto de gostar da vida...

Pense um pouco sobre o como você pensa e, se for necessário, mude sua maneira de pensar.


O mundo mudará à sua volta.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL CHRISTUS VIVIT
clique para baixar
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais

capa266