Sab, Abr

CF 2013 - Juventude

Padres e seminaristas

Há 50 anos, a Igreja do Brasil realiza no período da Quaresma uma campanha que visa vivenciar e assumir a promoção da fraternidade entre seus filhos nas dimensões comunitária e social, justamente no período em que se preparam para a grande celebração da festa da Páscoa, centro da fé católica.

Assim, a cada ano, um tema de relevância abrangente é escolhido com base nos anseios, alegrias e tristezas do povo de Deus que caminha e celebra sua fé, mediante sua religião.

Em 2013, a Campanha da Fraternidade chega à sua 50ª edição, em consonância com o Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI e a realização da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Brasil, de 23 a 28 de Julho de 2013. O Ano da Fé servirá para bem fundamentar a expressão de fé de todo o povo de Deus, alicerçados em Jesus Cristo, figura central de toda atividade de Evangelização e Missão. A Jornada Mundial da Juventude, por sua vez, será o momento oportuno de encontro de milhares de jovens católicos de todo o mundo, reunidos no Rio de Janeiro com o Papa, para vivenciarem momentos de formação, descontração, entretenimento, cultura e oração.

O lema da Campanha deste ano é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis-me aqui! Envia-me” e seu objetivo é fortalecer a opção pela evangelização nos meios juvenis, mediante um olhar para a realidade da juventude atual, a compreensão das riquezas de sua diversidade, suas potencialidades e propostas, bem como os desafios que interpelam a todos para uma verdadeira atitude de fraternidade e comunhão.

Segundo o texto-base da Campanha, a finalidade central da CF 2013 é acolher os jovens no chamado “contexto de mudança de época” da Pós-modernidade, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. Ou seja, a Igreja está deixando claro que acredita e aposta no rosto jovem da Igreja.

Neste sentido, nosso desafio maior fundamenta-se na acolhida e no respeito aos jovens deste tempo, com suas crises, suas conquistas e seus sonhos, na certeza de que os jovens são aqueles que carregam a esperança para o futuro no olhar, mediante sua força e desejo de mudança e transformação, uma vez que se encontram no centro da vida social, política, econômica, cultural e religiosa de nosso povo.