12
Qua, Dez

Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. É o chamado a fazer algo, cumprir uma missão. É convite pessoal. É uma proposta, dom de Deus, que exige uma resposta.

Leia mais...

padrevocacaoO recente documento da CNBB, nº. 100, 'Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia', em seu capítulo 5, tem como título 'Sujeitos e tarefas da conversão pastoral'.

Leia mais...

Há 50 anos, a Igreja do Brasil realiza no período da Quaresma uma campanha que visa vivenciar e assumir a promoção da fraternidade entre seus filhos nas dimensões comunitária e social, justamente no período em que se preparam para a grande celebração da festa da Páscoa, centro da fé católica.

Leia mais...

As Conferências Episcopais tiveram importante participação no evento conciliar. Colaboraram oferecendo nomes para as comissões conciliares e participaram de reuniões nacionais e supranacionais. Todavia, o Concílio não explicita a relação entre Colegialidade e Conferência Episcopal e, por causa da discrepância de opiniões entre os padres conciliares, renuncia a indicar a fundamentação teológica da última.

Leia mais...

Em um de nossos artigos abordamos o “Pacto das Catacumbas” firmado por alguns Padres Conciliares comprometidos com os pobres. O Pacto levou alguns bispos a abandonar a realidade e a aparência de riqueza e poder.

Leia mais...

Embora tenha escolhido como ponto de partida a Igreja universal, o Vaticano II oferece elementos para a teologia da Igreja local, ainda que embrionária. Estes elementos podem ser encontrados nos seguintestextos conciliares: LG 13, 23, 26-28 e 45; CD 11, 27, 36-38; PO 7; AA 26; UR 4. Pode-se acrescentar ainda: AG 4, 10, 15, 22 e 38.

Leia mais...

Quase todos os documentos conciliares abordam direta ou indiretamente os Bispos e seu ministério. Apresentaremos alguns exemplos que nos ajudam a compreender a teologia do Ministério e do Episcopado presente no Vaticano II. Priorizaremos a Constituição Dogmática Lumen Gentium e o Decreto Christus Dominus.

Leia mais...

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criada em 14 de outubro de 1952, constitui o órgão máximo da coordenação pastoral do país. Anualmente os bispos se reúnem em assembleia, além de manter um Conselho Permanente que encaminha os trabalhos da Conferência.

Leia mais...
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade”
Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate: chamado à santidade” é lançada pelo papa
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais