Dom, Jul

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Histórico: Em sua história, cinco bispos governaram a Diocese de Marília. Dom Henrique Gelain, o primeiro prelado à frente da recém-criada Diocese, foi Administrador Apostólico entre os anos de 1952 e 1954.

Em seguida, o Arcebispo Dom Hugo Bressane de Araújo tornou-se o primeiro bispo diocesano de Marília. Seu governo se estendeu até 1975, até ser substituído pelo segundo bispo diocesano, Dom Frei Daniel Tomasella, OFMCap.

Em 1992, toma posse Dom Osvaldo Giuntini, terceiro bispo de Marília que, em 2013, foi sucedido pelo atual bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini.

Situação Geográfica: Centro-oeste meridional do Estado de São Paulo. Limites: Dioceses de Araçatuba (SP), Lins (SP), Bauru (SP), Ourinhos (SP), Assis (SP), Presidente Prudente (SP) e Três Lagoas (MS).

Superfície: 11.958,6 km2

População:

populacaodadiocese
Municípios (37): Adamantina, Álvaro de Carvalho, Arco-íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Garça, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Marília, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Oriente, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Pompéia, Pracinha, Queiroz, Quintana, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau d’Alho, Tupã, Tupi Paulista, Vera Cruz.

Distritos (21): Jafa (Garça); Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália (Marília); Novo Cravinhos e Paulópolis (Pompéia); Juliânia (Herculândia); Parnaso, Varpa e Universo (Tupã); Anápolis (Iacri); Lagoa Azul (Osvaldo Cruz); Mourão (Mariápolis); Atlântida e Iandaiá (Flórida Paulista); Jaciporã e Jamaica (Dracena); Oásis (Tupi Paulista) e Arabela (Ouro Verde).

Nota: O distrito de Amadeu Amaral pertence à Comarca de Marília, mas, canonicamente,
faz parte da Diocese de Assis

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Superfície: 11.958,6 km2