Dom, Out

Conselho motiva Mês Missionário com a elaboração de subsídio

Uncategorised

“Chamamos as comunidades a rezar, a refletir, a viver estas propostas de nosso material para descobrirmos a razão pela qual fomos enviados ao mundo e a consequência natural do nosso batismo”, convida o Pe. Willians Roque de Brito, coordenador da equipe de produção do material disponibilizado aos fiéis.

Com a chegada do mês de outubro é dado início às ações do Mês Missionário. Deste modo, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Diocese de Marília preparou um subsídio para a celebração.

O roteiro do Mês Missionário 2020 tem como tema “A vida é missão ‘Eis-me aqui, envia-me’” (IS 6,8), inspirado nas orientações do Papa Francisco, que pede para todos os cristãos se mantenham unidos com Espírito Santo, mesmo muitas vezes distantes fisicamente da comunidade devido à pandemia. Segundo o assessor diocesano do COMIDI, Pe. Willians Roque de Brito, vale lembrar que o subsídio foi feito em comunhão com o material das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil (POM), contendo quatro encontros para que as pessoas realizem em suas residências. Este ano, o material tem como novidade a proposta de um encontro para as crianças.

O material está sendo elaborado desde 2019, logo com a conclusão do Mês Missionário Extraordinário e, com o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), toda a dinâmica da produção teve que ser reformulada. A equipe, coordenada pelo Pe. Willians, também conta com a participação dos padres Milton Afonso do Nascimento e Renan Gimenes Takizawa, da religiosa Irmã Maria Apparecida, dos seminaristas Guilherme Ulian e João Victor Ribeiro Silva e dos agentes de pastoral Silvana Cortês, Rodinei Célio Andrade, Romildo Melato, Júlio Cirino e Zelina Cirino. A elaboração do subsídio ocorreu a partir de diversas reuniões on-lines.

Em entrevista, o coordenador realça a importância do Mês Missionário, pois são dias oportunos de “colocarmos um sentido para as nossas vidas. Quando Deus nos criou, Ele nos enviou ao mundo para que cumpríssemos a nossa missão. Portanto, refletir e rezar acerca deste assunto significa colocar-se diante de Deus para descobrir o sentido último que tem a nossa própria vida. Por isso, chamamos as comunidades a rezar, a refletir, a anunciar e a viver estas propostas de nosso material para descobrirmos a razão pela qual fomos enviados ao mundo e a consequência natural do nosso batismo”.

ARRECADAÇÃO

Neste próximo final de semana, dias 17 e 18 de outubro, nossas paróquias são chamadas a fazer a doação integral de todas as suas coletas para as POM, com a finalidade de financiar a atividade evangelizadora da Igreja nos recantos mais afastados e pobres do mundo. Lá onde um missionário receber sua ajuda, até lá terá chegado a sua atuação missionária.

“Especialmente nesse ano de pandemia, onde os recursos paroquiais possam ser mais escassos, somos convidados a doar da nossa moeda, a semelhança da viúva, que deu do pouco que possuía. Para facilitar as informações, caso alguém faça uso do picpay, as POM do Brasil criou um envelope virtual, com QR Code, para facilitar ansia doação. Convidamos que você seja missionário ao rezar pela missão e fazendo a sua doação confiante à obra evangelizadora”, explicou o Pe. Willians.